|
"Segredos em Família" traz surrealismo e humor
História interessante e bom roteiro são duas das qualidades de Segredos em Família. Com grande toque de humor, o filme do espanhol Fernando León de Aranoa traz às telas uma história surreal envolvendo os integrantes de uma típica família feliz, e seus convidados.
É no dia do aniversário de Santiago que, com tensão, sua família o espera na cozinha para lhe dar os parabéns, além de presentes. Neste momento, o espectador é surpreendido com um diálogo absurdo, em meio a grosserias e pedidos incompreensíveis.
O chefe da família irrita-se com o cachimbo que recebeu de seu filho mais novo. Afinal de contas, ele não fuma! Além disso, pede para que o menino seja trocado por um tipo menos gordo, que não use óculos e seja mais parecido com ele. Isto é apenas o começo.
Adiante, trocas de casais e muito mais segredos passam a ser revelados nesta trama inteligente e satírica.
Quem nunca sonhou em ter uma família ideal? Santiago, com este pensamento, construiu aquilo que para ele era o melhor presente de aniversário: uma família perfeita.
Para isto há um custo, mas nada que não possa ser pago a um grupo
de atores, interpretando cada um dos personagens: a mãe zelosa, a esposa bonita e elegante, filhos inteligentes e divertidos, e um irmão companheiro.
Para Aranoa, Segredos em Família pode ser explicado como se explicam as fantasias infantis, onde se inventam ou se melhoram as famílias de acordo com preferências próprias e a imaginação.
Nascido em Madri, em 1968, Fernando León de Aranoa estreou no cinema com o curta Sirenas, premiado em vários festivais espanhóis. Escreveu város roteiros para longas, entre os quais Os homens Sempre Mentem, Coração Louco e Enfim Sós, considerado o melhor roteiro de 1995 pelo Círculo de Escritores Cinematográficos. Segredos em Família é seu longa de estréia.
|