|
"Felice...Felice..." traz viagem ao Japão através de fotografias
Felice... Felice... é inspirado no trabalho dos fotógrafos Felice
Beato, Barão von Stilfried e Hikoma Ueno, entre outros, que durante o século XIX produziram um abrangente registro cultural e social do país.
Nesta produção holandesa, falada em japonês, o diretor Peter Delpeut conta a viagem de Felice (interpretado pelo holandês Johan Leysen) com a ajuda de belas fotografias pintadas a mão.
No ano de 1895, depois de mais de 15 anos de ausência, o fotógrafo e explorador Felice Beato volta ao Japão para procurar sua ex-mulher japonesa, O-Kiku. Ele escreve uma carta ao seu irmão Antonio sobre a viagem. Fala de sua nostalgia pelo velho Japão, que mudou tão rápida e radicalmente, sobre sua absoluta falta de
habilidade para entender o mundo quando não o está observando pelo visor de
sua câmera e também sobre sua vontade de reencontrar seu amor
perdido.
Sem a presença de O-Kiku e sem uma câmera fotográfica, Felice parte numa longa viagem que o leva de Nagasaki a Tóquio, passando
por Moji, Onomichi e Yokohama. É a ausência de O-Kiku, e sua longínqua lembrança (pois esta nunca se deixou fotografar), que faz com que Felice perceba novos detalhes na paisagem já retratada fotograficamente.
Com a presença e lembrança de O-Kiku cada vez mais distantes, Felice procura, em cada momento, entender o motivo de sua separação. Ele encontra personagens que lhes dão algumas respostas, mas talvez o grande desentendimento amoroso entre ele e a esposa seja a distinção tão grande que existe entre a cultura européia e a oriental.
Felice Felice foi inteiramente rodado em estúdio, na Holanda. O trabalho de Johan Leisen como Felice é um dos grandes méritos do filme, uma vez que o ator precisou decorar seu texto em japonês foneticamente.(Redação Terra)
|