|
Villa-Lobos ganha homenagem no cinema
Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão chega aos cinemas e homenageia a obra de um dos maiores compositores da música brasileira. Sua vida é retratada pelas mãos de Zelito Viana, e traz nos papéis do músico os atores Marcos Palmeira e Antônio Fagundes.
Para quem espera encontrar uma obra estritamente biográfica, haverá muita surpresa ao perceber o enfoque escolhido pelo diretor.
Apesar do filme ser sobre a vida de Villa-Lobos, fatos relevantes sobre a carreira do compositor são deixados de lado, como seu papel na semana de arte de 22, e seu contato com os modernistas.
Segundo Viana, ele não queria realizar um filme biográfico, mas "viajar pelo cérebro de um criador". No entanto, para ele, o maior desafio foi "transmitir uma personalidade tão viva, criativa e presente, absolutamente intensa em todos os seus atos".
Villa-Lobos, uma Vida de Paixão traz seis décadas distintas da vida do compositor. O filme começa em 1896, quando Villa tem 6 anos, e se estende até a sua morte, em 1959, aos 72 anos. Para contar as diferentes épocas, foram escalados três atores. Para interpretar Tuhu, o apelido do compositor na infância, foi chamado o ator André Ricardo. Villa jovem é interpretado por Marcos Palmeira, e para viver o maestro em sua maturidade, foi convidado o ator Antonio Fagundes.
Nos papéis femininos, duas atrizes disputam o lugar de esposa de Villa-Lobos. A primeira, é Ana Beatriz Nogueira (prêmio de melhor atriz em Berlim por Vera), que interpreta Lucília, primeira mulher do compositor. A atriz destaca-se com atuação fortemente superior à da atriz Letícia Spiller que, em seu primeiro longa, é Mindinha, a grande paixão de Villa.
Esta por sua vez, além de ser a preferida do músico, - que deixou sua 1ª esposa, depois de um relacionamento de 30 anos - parece ser também a intérprete preferida do diretor que, mesmo com atuação fraca e caricata, dá mais destaque à Spiller.
Apesar dos defeitos aparentes, é difícil negar-se a ver o filme, pois este resgata a musicalidade e genialidade de um grande compositor, trazendo à frente dos problemas, a paixão pela música.
|