Cena de
Metropolis,
clássico de Fritz Lang |
1914
– Cabíria, de Giovanni
Pastrone (Itália)
1915 – O Nascimento
de uma Nação, de David W. Griffith (EUA) *
1916 – Os Vampiros, de Louis Feuillade (França)
1918 – J’Accuse, de Abela Gance
(França)
1919 – Karin Ingmarsdotter,
de Victor Sjostrom (Suécia)
1920 – O Gabinete do Dr. Caligari,
de Robert Wiene (Alemanha) |
1922
– Esposas Ingênuas, de Erich Von Stroheim (EUA)
|
1924
– A Última Gargalhada, de Friedrich Wilhelm Murnau (Alemanha)
|
1924
– Ouro e Maldição, de Erich Von Stroheim (EUA)
|
1925
– Em Busca do Ouro, de Charles Chaplin (EUA) *
|
1925
– Metropolis, de Fritz Lang (Alemanha) *
|
1926
– A Mãe, Vsevolod Pudovkin (Rússia)
|
1926
– O Homem Forte, de Frank Capra (EUA)
|
1926
– Napoleão, de Abel Gance (França) *
|
1927
– Aurora, de Friedrich Wilhelm Murnau (EUA) *
|
1927
– A Paixão de Joana D’Arc, de Carl Theodor Dreyer (França)
|
1927
– O Homem que Ri, de Paul Leni (Alemanha)
|
1928
– O Homem com a Câmera, de Dziga Vertov (Rússia)
|
1928
– Asfalto, de Joe May (Alemanha)
|
1929
– Chantagem e Confissão, de Alfrd Hitchcock (Inglaterra)
|
1929
– A Caixa de Pandora, de George W. Pabst (Alemanha)
|
1929
– Aplausos, de Rouben Mamoulian (1929)
|
1930
– A Idade do Ouro, de Luís Buñuel (França)
|
1930
– A Grande Jornada, de Raoul Walsh (EUA)
|
1931
– M, o Vampiro de Düsseldorf, de Fritz Lang (Alemanha)
*
|
1931
– O Inimigo Público, de William Wellman (EUA)
|
1931
– Luzes da Cidade, de Charles Chaplin (EUA) *
|
1931
– A Ópera dos Três Vinténs, de Georg W. Pabst (Alemanha)
|
1932
– Vampyr, de Carl Theodor Dreyer (França)
|
1932
– Boudu Salvo das Águas, de Jean Renoir (França)
|
1932
– Scarface, de Howard Hawks (EUA)
|
1933
– King Kong, de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack
(EUA) *
|
1933
– Rainha Cristina, de Rouben Mamoulian (EUA) *
|
1933
– Diabo a Quatro, de Leo McCarey (EUA) *
|
1934
– O Atalante, de Jean Vigo (França)
|
1934
– Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra (EUA)
|
1934
– A Imperatriz Escarlate, de Josef Von Sternberg (EUA)
|
1935
– Uma Noite na Ópera, de Sam Wood (EUA)
|
1935
– A Noiva de Frankenstein, de James Whale (EUA)
|
1936
– O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl (Alemanha)
|
1936
– Rembrandt, de Alexander Korda (Inglaterra)
|
1936
– Tempos Modernos, de Charles Chaplin (EUA) *
|
1937
– A Grande Ilusão, de Jean Renoir (França)
|
1938
– Os Cavaleiros de Ferro, de Serguei Eisenstein (Rússia)
|
1939
– O Mágico de Oz, de Victor Fleming (EUA) *
|
1940
– As Vinhas da Ira, de John Ford (EUA)
|
1941
– Cidadão Kane, de Orson Welles (EUA) *
|
1941
– Contrastes Humanos, de Preston Sturges (EUA)
|
1941
– Relíquia Macabra, de John Huston (EUA)
|
1942
– Aniki Bobó, de Manoel de Oliveira (Portugal)
|
1943
– Sangue de Pantera, de Jacques Tourneur (EUA)
|
1944
– Agora Seremos Felizes, de Vincente Minnelli (EUA)
|
1945
– Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini (Itália) *
|
1946
– A Bela e a Fera, de Jean Cocteau e René Clement (França)
|
1947
– Narciso Negro, de Michael Powell e Emeric Pressburger
(Inglaterra) *
|
1948
– Carta de uma Desconhecida, de Max Ophuls (EUA)
|
1949
– As Oito Vítimas, de Robert Hammer (Inglaterra)
|
1950
– Os Esquecidos, de Luís Buñuel (México)
|
1951
– Cantando na Chuva, de Stanley Donen e Gene Kelly (EUA)
*
|
1952
– Amores de Apache, de Jacques Becker (França)
|
1953
– Os Boas-vidas, de Federico Fellini (Itália)
|
1954
– Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa (Japão) *
|
1955
– Pather Panchali, de Styajit Ray (Índia)
|
1957
– Kanal, de Andrzej Wajda (Polônia)
|
1958
– A Marca da Maldade, de Orson Welles (EUA) *
|
1959
– Shadows, de John Cassavetes (EUA)
|
1960
– Rocco e Seus Irmãos, de Luchino Visconti (Itália) *
|
1961
– Uma Mulher para Dois, de François Truffaut (França)
|
1962
– A Faca na Água, de Roman Polanski (Polônia)
|
1963
– O Professor Aloprado, de Jerry Lewis (EUA) *
|
1964
– Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos (Brasil) *
|
1965
– O Demônio do Meio-dia, de Jean-Luc Godard (França)
|
1966
– Andrei Rublev, de Andrei Tarkovski (Rússia)
|
1967
– O Samurai, de Jean-Pierre Melville (França)
|
1970
– O Conformista, de Bernardo Bertolucci (Itália)
|
1972
– O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola (EUA)
|
1974
– Alice nas Cidades, de Wim Wenders (Alemanha)
|
1975
– A Viagem dos Comediantes, de Thoe Angelopoulos (Grécia)
|
1976
– Motorista de Táxi, de Martin Scorsese (EUA) *
|
1977
– Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg
(EUA) *
|
1978
– A Árvore dos Tamancos, de Ermanno Olmi (Itália)
|
1979
– Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola (EUA) *
|
1980
– Touro Indomável, de Martin Scorsese (EUA) *
|
1981
– Mad Max 2, de George Miller (EUA) *
|
*
- disponíveis em vídeo
|