Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Joris Ivens tem suas grandiosas obras apresentadas no Brasil

O trabalho do holandês Joris Ivens
(1898-1989), um dos maiores documentaristas do mundo, terá presença garantida no 5º Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade.

Este, que é definido pelas enciclopédias cinematográficas como o grande mestre do documentário, receberá a maior retrospectiva já apresentada em terras brasileiras, com seleção de 19 filmes.

Seus filmes, sempre poéticos e metafóricos, que retratam fenômenos da natureza, são apreciados em todo o mundo. Apesar disso, por mais que tenha infinitos fãs, seu trabalho será sempre inspiração, mas nunca terá substitutos.

Veja alguns dos destaques da programação:

CHUVA
(Holanda, 12 min, p&b, 35mm, 1929)
Um dia na vida da chuva, trechos de uma sinfonia que captura as mudanças nos ares de Amsterdã durante um dia de chuva. Com poesia as ensolaradas ruas de Amsterdã cedem lugar às primeiras gotas de chuva nos canais, e então a uma chuva torrencial a bater
nas janelas, guarda-chuvas, bondes e ruas, e, finalmente, o tempo se abre e o sol volta a brilhar.

PELO MISTRAL
(França, 30 min, p&b, 35mm, 1965)
Tentativa de aprisionar na película o vento violento e frio no sudeste da França. O vento que inspirou poetas, escritores e pintores.

A TERRA ESPANHOLA
(EUA, 52 min, p&b, 35mm, 1937)
A produtora "Contemporary Historians" foi criada para arrecadar fundos para um documentário a ser filmado durante a guerra civil espanhola. Com John Ferno e, inicialmente, com John dos Passos, que, ao abandonar a equipe, foi substituído por Ernest Hemingway, Joris Ivens foi a Fuenteduena, cidade próxima a Madri, para filmar o "front" do exército republicano. É um dos mais importantes filmes sobre a guerra civil espanhola.







Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.