|
Bertolucci, padrinho da Semana da Crítica de Cannes
Sete longas figuram na seleção da Semana Internacional da Crítica, seção paralela do Festival de Cannes que este ano tem o cineasta italiano Bernardo Bertolucci como padrinho, anunciou esta quinta-feira o delegado-geral da manifestação, jornalista espanhol José María Riba.
Ao apadrinhar esta semana, que se realizará de 11 a 19 de maio próximo, Bertolucci voltará a Cannes para reviver em companhia de jovens cineastas seus primeiros passos neste Festival, primordiais para sua carreira.
Com efeito, seu filme Prima della rivoluzione foi selecionado na Semana em 1964 e obteve o prêmio da Jovem Crítica, o que deu um impulso decisivo ao então jovem cineasta italiano de 23 anos.
Bertolucci apresentará Prima della Rivoluzione aos diretores selecionados na Semana deste ano. Depois da projeção, o cineasta agora consagrado e os jovens cineastas vindos de todo o mundo manterão uma reunião de trabalho.
A seleção da Semana Internacional da Crítica 2000 inclui sete curtas e sete longas, seis deles primeiros filmes, e como tais candidatos ao prêmio Câmara de Ouro.
(AFP)
|