|
Sobram filmes asiáticos e faltam italianos em Cannes
O Festival internacional de Cinema de Cannes será aberto nesta quarta-feira na ensolarada Riviera Francesa. Este ano, a presença asiática será forte, e as produções italianas se farão notar por sua ausência.
Vinte e três filmes vão concorrer à Palma de Ouro, prêmio cobiçado por ser sinal de reconhecimento de valor artístico, mas que não chega a representar uma garantia de sucesso comercial.
O júri de dez membros encabeçado pelo diretor francês Luc Besson inclui os atores britânicos Jeremy Irons e Kristin Scott Thomas.
Os jurados vão escolher entre uma seleção na qual grandes nomes estão lado a lado com talentos independentes novos, como os norte-americanos Neil Labute (Nurse Betty) e James Gray (The Yards).
A seleção oficial também inclui Bread and Roses, de Ken Loach, O Brother, Where Art Thou?, de Joel Coen - que já ganhou a Palma de Ouro duas vezes por filmes dirigidos em parceria com seu irmão, Ethan -, The Golden Bowl, de James Ivory, e Trolosa, da atriz e agora diretora Liv Ullmann.
Com seis filmes competindo, incluindo o primeiro filme coreano a concorrer à Palma de Ouro, os cineastas asiáticos estão se tornando uma força a ser levada em conta no festival.
A presença escandinava também é forte este ano, com dois filmes suecos e um do diretor dinamarquês Lars Von Trier, veterano em Cannes e já premiado anteriormente no festival.
A ausência de filmes da Itália - que, em sua época dourada, teve alguns dos mais renomados diretores do mundo - motivou queixas de muitos críticos italianos.
Dois trabalhos do Oriente Médio também estão despertando grande interesse. Amos Gitai, cujo filme Kadosh, no ano passado, foi o primeiro israelense a concorrer à Palma de Ouro em 25 anos, está de volta com Kippur, enquanto a cineasta iraniana Samira Makhmalbaf, de 20 anos - a mais jovem diretora a já concorrer em Cannes - vai apresentar The Black Picture.
Mesmo em Cannes, porém, existe espaço para "blockbusters". Vatel, filme de grande orçamento dirigido por Roland Joffe e estrelado por Gerard Depardieu, Uma Thurman e Tim Roth, será exibido na prestigiosa abertura do festival.
(Reuters)
|