Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


Cannes 2000 tem boa representação latino-americana

A representação latino-americana será particularmente expressiva este ano no Festival de Cannes, que terá lugar de 10 a 21 de maio próximo, com oito filmes na seleção oficial, um deles o brasileiro Estorvo de Ruy Guerra, competindo pela Palma, anunciou-se oficialmente esta terça-feira.

Na seção Un Certain Regard figuram Lo que puedes saber sólo con mirarla, produção americana do colombiano Rodrigo García, Así es la vida do mexicano Arturo Ripstein, Lista de espera do cubano Juan Carlos Tabio, Woman on Top, produção americana da venezuelana Fina Torres, Eu tu eles do brasileiro Andrucha Waddington e Tierra de Fuego do chileno Miguel Littin.

O filme americano, Things you can tell just by looking at her (Lo que puedes saber sólo con mirarla), primeiro longa de Rodrigo García, filho do escritor Gabriel García Márquez, será exibido na abertura desta seção.

No total 23 filmes figuram na seleção oficial em competição pela Palma de Ouro, oito hors concours e 22 em Un Certain Regard. Estão representados os cinemas de 24 países,levando-se em conta os curtas, segundo Gilles Jacob, delegado geral do festival.

Para Jacob, este ano Cannes será palco de um duelo entre Europa e Ásia ao qual a América assistirá como aspirante e a França como "outsider". O júri do festival, presidido pelo cineasta francês Luc Besson, tem nove membros, entre os quais a atriz espanhola Aitana Sánchez Gijón, o diretor americano Jonathan Demme e a atriz inglesa Kristin Scott-Thomas.

Vatel, filme em inglês do diretor francês Roland Joffé com Gérard Depardieu, vai inaugurar o festival. Vatel, que tem também no elenco Uma Thurman e Tim Roth, será apresentado fora de competição e em estréia mundial.

O filme narra a história de um célebre chef francês, considerado o inventor a gastronomia. Finalmente, o Festival de Cannes vai homenagear especialmente Luis Buñuel, com a inauguração da nova sala do Palácio dos Festivais, que levará o nome do grande cineasta espanhol, a projeção de Viridiana, Palma de Ouro em 1961, e uma exposição intitulada "O mundo secreto de Buñuel".(AFP)


 

Copyright© 1996.1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.