Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Mostra paralela reúne diversidade geográfica em Cannes

A Quinzena dos Realizadores de Cannes, que tradicionalmente exibe filmes que ficam à margem do circuito comercial, conta este ano com 24 produções de grande diversidade geográfica. Os EUA estão representados com três títulos. Um deles é Girlfight, de Karyn Kusama, que já despertou atenção no Festival de Sundance.

Os outros dois filmes, que fazem estréia mundial na cidade do sul da França, são de diretores estreantes. Downtown 81, de Edo Bertoglios, é uma obra de ficção que conta a história de um jovem artista em Nova York. O ex-diretor de teatro E. Elias Merhiges lança carreira na tela grande com Shadow of the Vampire, que conta com atores como John Malkovich e Willem Dafoe numa história sobre as origens do clássico alemão Nosferatu.

Apesar da ausência de nomes de peso entre os diretores - no ano passado a mostra contou com Spike Lee e seu Verão de Sam -, a lista de candidatos é parecida com a de 1999. A diretora de programação da Quinzena, Marie-Pierre Macia, escolheu três filmes de origem operária: Purely Belter, de Mark Herman, uma comédia sobre dois garotos procurando dinheiro para comprar entradas para as partidas de futebol; Dancer, de Stephen Daldry, sobre menino de 11 anos que sonha em ser bailarino, e Some Voices, um drama romântico com Kelly Macdonald and Daniel Craig.

Macia incluiu também filmes de duas regiões do planeta que não figuravam na lista anunciada da seleção oficial: o australiano Mallboy, de Vincent Giarusso, e The Werckmeister Harmonies, filme em preto-e-branco da diretora húngara BelaTarr. A Ásia entra este ano com apenas três obras: o drama existencial japonês Film Noir, de Masahiro Kobayashi, o drama social Peppermint Candy, do sul-coreano Lee Chang-Dong, e o curdo-iraniano A Time for the Rapture of Horses, de Bahman Ghobadi.

Como sempre, a França está bem representada, desta vez com sete filmes. Entre eles figura o documentário Cuba Feliz, sobre uma cantora de rua cubana. (
Reuters)


Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.