|
Festival Internacional de Curtas de São Paulo celebra 10 anos
Maior mostra dedicada ao formato do gênero na América Latina, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo celebra sua décima edição de 19 a 28 de agosto. Para marcar a data, o festival vai deliciar o público paulistano com raridades de Orson Welles, uma retrospectiva dos filmes de maior destaque em sua história, 66 filmes nacionais, sucessos internacionais e um panorama da produção recente latino-americana.
O curta pernambucano Conceição, uma homenagem à cena cultural do Recife, é um dos 66 filmes nacionais da mostra Panorama Brasil
|
A maratona vai ser um desafio para os cinéfilos mais aplicados: 372 filmes de 52 países, distribuídos em 60 programas e 157 sessões. Este ano, o festival recebeu mais de 500 inscrições, confirmando o vigor do formato como espaço de criação e experimentação. As atrações incluem vencedores do Oscar 99, filmes premiados em Cannes e Berlim, e filmes de cineastas como Tata Amaral e Beto Brant.
O programa Orson Welles em Curtas apresenta trabalhos raros do diretor de Cidadão Kane e Otelo, como seu primeiro curta-metragem, Os Corações da Idade.
Já o
ciclo O Futuro é Digital? exibe a mostra itinerante do D.FILM Digital Film
Festival, incluindo um debate com
o diretor do D.FILM Bart Cheever e curtas interativos para o público. O animador norte-americano Bill Plympton, o
experimentador alemão Jochen Kuhn e o coreano Lim Chang-Jae também terão programas especiais dentro da programação do evento.
A programação
inclui o novo cinema da Coréia do Sul, o curso de cinema da Columbia
University e uma mostra preparada pela revista francesa Bref, uma das principais publicações estrangeiras sobre o formato, que também completa dez anos de existência.
Entre os convidados deste ano, estarão presentes na cidade Gary e Jillian Graver,
do The Orson Welles Archives, Jacques Kermabon, redator-chefe da Bref, Bill Plympton e Jochen Kuhn. O festival é dirigido por Zita Carvalhosa, sócia de André Klotzel na Cinematográfica Superfilmes e responsável por filmes nacionais marcantes, como Anjos da Noite, de Wilson Barros, No Rio das Amazonas, de Ricardo Dias, e O Cineasta da Selva, de Aurélio Michiles, além de curtas como A Alma do Negócio, de José Roberto Torero, A Garota das Telas, de Cao Hamburger, e Criaturas que Nasciam em Segredo, de Chico Teixeira. O evento é patrocinado pela
Enterpa Ambiental e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade
sem fins lucrativos que responde também pelo É Tudo Verdade - Festival
Internacional de Documentários.
10º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
De 19 a 28 de agosto
Todas as
projeções do festival
têm entrada franca, e acontecem nos seguintes locais:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Av. Europa, 158, Jd. Paulista. Tel. 282-8074 e 881-4417
ESPAÇO UNIBANCO
R. Augusta, 1470/1475, Cerq. César. Tel. 288-6780,
ESTAÇÃO VITRINE
Rua Augusta, 2530, Cerqueira César. Tel. 853-7684.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. Tel. 3277-3611.
MUSEU LASAR SEGALL
Rua Berta, 111, Vila Mariana. Tel.574-7322, Estação do metrô Santa Cruz.
Confira filmes e programação no Site oficial
|