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Começa a maratona!
É hoje! A antecipada e alardeada maior festa do cinema da América Latina, o Festival do Rio 99, tem seu início nesta sexta (17), em circuito que abrange toda a cidade do Rio de Janeiro, da Zona Norte à Zona Sul. Entre os destaques estão os aguardados Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, eXistenZ, de David Cronenberg, o fenômeno independente A Bruxa de Blair e Terra de Paixões, do inglês Stephen Frears, além de Corra Lola Corra, filme alemão que foi um dos maiores sucessos de bilheteria do circuito independente americano este ano.
Mas estas estrelas estão todas com distribuição garantida, portanto o melhor da mostra, o que se deve aproveitar porque não deve passar mais em lugar algum depois, são filmes que constam de pacotes como o já tradicional Midnight Movies além de Expectativa 99, Mundo Gay, Filme & Realidade, 2000 Visto Por... e Imagens Espanholas e Argentinas.
Em Midnight Movies está Acid House, filme de Paul Mac Guigan com roteiro de Irvine Welsh, baseado em seu próprio livro de contos. O autor de Trainspotting mostra em Acid House a vida da classe operária britânica, com pouca música house, ao contrário do que o título insinua. São contos de tristeza e falta de sorte onde a loucura aparece movimentando o cotidiano entediante e difícil dos personagens. Apenas o último conto tem relação com a cultura clubber, numa divertida história de um bebê que troca de alma com um homem que passa por uma overdose. O bebê passa a agir como um adulto e vice-versa, passagem que garante boas gargalhadas.
Junkies, filme norueguês de 1998, é um documentário que apresenta a trajetória de dez pessoas viciadas em drogas que romperam com a sociedade norueguesa convencional, seus motivos e traumas, passagens por prisões, etc. O filme trata o tema com humor negro e ironia. Os transexuais na Tailândia é o tema do documentário The Ladyboy Story, documentário holandês de 1998 sobre a vida dos transexuais tailandeses, que são chamados de "khatoey".
Lucky People Center International, da Suécia, também de 1998, mostra os diferentes aspectos da espiritualidade no fim do milênio. Este filme participou da Seleção Oficial do Festival de Amsterdã de 1999. Um outro filme holandês, M.C.Escher, desvenda o intrigante mundo do artista gráfico M.C.Escher, de estilo ímpar e conhecido mundialmente, que só teve recohecimento a partir dos anos 60. Mais artes plásticas na mostra dos bizarros: o autor do quadro O Grito, o norueguês Edvard Munch, é retratado em A Dança da Vida, que reconstitui sua vida e obra, enfocando seu ecletismo e seus dilemas.
O jazz é tema de dois filmes da mostra Midnight Movies: Jazz Portraits, da Holanda, (1997) série de documentários sobre grandes nomes do jazz atual, como Bill Frisell, Courtney Pine e James Carter e New Orleans: Cidade do Jazz, que mostra a história do jazz nem sua cidade de origem, com participação de músicos como Walter Payton, Harolde Battiste e Michel Ward.
O terror, gênero que é coqueluxe do cinema americano atual, é um dos temas da mostra Midnight Movies com o decantado A Bruxa de Blair, que foi realizado por um grupo de cineastas completamente desconhecido e sem experiência e que se tornou a maior surpresa do último verão americano, arrecadando mais de 100 milhões de dólares em bilheteria. O filme é um documentário fictício, gravado em vídeo e 16mm, narrando a história de três estudantes de cinema que se aventuram pela floresta em busca da mítica bruxa de Blair. Na trilha do terror está também The Conrdog Man, filme americano de 1998 que combina, numa comédia macabra, a clássica história de vingança com o terror por telefone.
Some Nudity Requires, ao contrário do que o título denota, é um documentário sobre os filmes B hollywoodianos, um gênero que foi rechaçado durante anos e virou objeto de culto nos anos 90. Grandes nomes do gênero estão no documentário como Roger Corman, Jim Wynorski, Catherine Cyran e Fred Olen Ray, além das veteranas "rainhas do grito", Maria Ford e Julie Strain.
(Beth Ferreira)
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