Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Festival de Gramado

1979

Ruth de Souza, Tamara Taxman, Denise Bandeira e Ângela Leal, no time dos convidados da televisão (foto Banco de Dados/ZH)

Enquanto a televisão anunciava no festival sua disposição de realizar seriados nacionais – projeto que acabou não se concretizando –, o clima de verão acabou dominando a festa gramadense. Dois filmes, Raoni e Os Mucker, exibidos na competição, anunciavam a possibilidade de co-produções com a França e Alemanha. O nacionalismo do festival balançou um pouco, mas a 2ª Carta de Gramado preocupou-se em expressar a desconformidade dos festivaleiros com falta de liberdade de informação e expressão, e a interdição de filmes pela censura militar.

Marliese Saueressig foi a segunda atriz gaúcha a receber um Kikito – a primeira foi Lilian Lemmertz, por Lição de Amor. Curiosamente, ambas venceram em Gramado interpretando papéis de mulheres alemãs. O melhor curta-metragem gaúcho, Porto Alegre, Adeus, recompensou mais um trabalho do pesquisador Antonio Jesus Pfeil. Sem grandes filmes ou escândalos, foi um dos anos mais mornos da história do festival.

VOLTA

MELHOR FILME: Raoni, de Luiz Carlos Saldanha e Jean-Pierre Dutilleux
MELHOR DIRETOR:
Jorge Bodanzky e Wolf GauerOs Mucker
MELHOR ATOR:
Helber RangelA Volta do Filho Pródigo
MELHOR ATRIZ:
Marliese SaueressigOs Mucker
Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.