Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Festival de Gramado

1986

Com camiseta do Grêmio, Chico Buarque é craque na pelada(foto Banco de Dados/ZH)

Chico Buarque veio a Gramado para acompanhar sua então mulher, a atriz Marieta Severo, e para participar da tradicional pelada dos artistas. Marieta ganhou o prêmio de melhor atriz, por Com Licença, Eu Vou à Luta, e Chico teve uma boa performance no campo. Menos interessante foi o desempenho dos filmes em concurso. O Homem da Capa Preta, de Sérgio Rezende, foi votado o melhor filme, no ano em que Sonho Sem Fim, de Lauro Escorel, levou um prêmio especial pela cinebiografia do pioneiro gaúcho Eduardo Abelim.

Carlos Reichenbach – gaúcho apaulistado, como Tizuka Yamasaki – consagrou-se como o melhor diretor, com Filme Demência. A nota sombria do festival ficou por conta da morte do cineasta Roberto Santos, vitimado por um infarto ao regressar a São Paulo. Brás Cubas, baseado em Machado de Assis, foi detonado pela crítica, o que entristeceu o autor de clássicos como O Grande Momento e A Hora e a Vez de Augusto Matraga. Em sua estréia na competição oficial, o curta gaúcho O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart, dividiu com A Espera e Ma Che Bambina, o Kikito de melhor do gênero.

VOLTA

MELHOR FILME: O Homem da Capa Preta, de Sérgio Rezende
MELHOR DIRETOR:
Carlos ReichenbachFilme Demência
MELHOR ATOR:
José WilkerO Homem da Capa Preta
MELHOR ATRIZ:
Marieta SeveroCom Licença, Eu Vou à Luta
Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.