Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

22ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Poesia percorre A Eternidade e Um Dia

O cinema denso e poético de Theo Angelopoulos, um dos grandes diretores da década, faz sua aparição na 22ª Mostra Internacional de Cinema nos dias 27, 29 e 30 com o A Eternidade e Um Dia, vencedor tardio da Palma de Ouro em Cannes.

O prêmio já devia estar na estante de Angelopoulos com o primoroso Paisagem na Neblina, mas Cannes só concedeu um canhestro Grand Prix, o prêmio do júri, para Um Olhar a Cada Dia há três anos.

Com longos planos e reflexões sobre a infância, a passagem do tempo e a fronteira, características das obras de Angelopoulos, A Eternidade e Um Dia percorre as memórias do escritor Alexandre (Bruno Ganz, de Asas do Desejo). Velho e doente, ele sente a proximidade da morte ao ao abandonar a casa onde morou toda sua vida. A leitura de uma carta deixada pela esposa (Isabelle Renauld), já falecida, evoca os anos perdidos com a criação literária, iniciando uma viagem onde passado e presente se confundem.

Alexandre passa a dirigir através das ruas da cidade de Thessalonika, onde encontra um jovem refugiado albanês que vive da limpeza de carros. A criança funciona como um catalizador das vivências e desejos do escritor, como o filho que ele não teve, o poema não-acabado, a infância que ressurge somente na memória esmaecida de um encontro de família.

Angelopoulos chegou a sondar Marcelo Mastroianni para o papel de Alexandre, um pouco antes de sua morte, em 1997. Encontrou o velho ator destruído pela doença. Após uma rápida conversa, em que Mastroianni se certificou de que o filme não era melancólico, Angelopoulos o levou até um táxi, onde Mastroianni se despediu com um aceno. Chovia muito, como em todos os seus filmes.
(Cássia Borsero)

Veja dias e horários na Programação da 22ª Mostra Internacional de Cinema.

 

Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.