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Dados sobre a Competição Internacional
A RESISTÊNCIA FINAL DE SALVADOR ALLENDE
Patricio Henriquez (Canadá/Chile, 56 min, cor, vídeo, 1998)
As últimas 24 horas de poder e vida do líder
socialista chileno Salvador Allende, derrubado por um golpe militar em 1973.
BELFAST, MAINE
Frederick Wiseman (EUA, 248 min, cor, 16mm, 1999)
Um filme sobre experiências comuns na bela e antiga cidade portuária de New England.
Um retrato da vida cotidiana com especial ênfase no trabalho e na vida cultural da comunidade. Prêmio de Excelência no Festival de Yamagata-99.
CRIANÇAS DA NOITE
Jolanta Dylewska (Suíça, 18 min, p&b, 35mm, 1999)
Dedicado à memória de mais de 1,6 milhões de crianças judias que pereceram no Holocausto. Uma busca por vestígios dessas crianças, em arquivos públicos e particulares ao redor do mundo. O objetivo era encontrar material documental autêntico sobre suas vidas e mortes. O propósito desse filme é assegurar que essas crianças não sejam apenas números numa estatística, e que nunca sejam esquecidas.
CRÔNICAS PRIVADAS. MONÓLOGO
Vitalij Manskij (Rússia, 95 min, p&b, 35mm, 1999)
De mais de cinco mil horas de filmagens caseiras, Vitalij Manskij compôs a vida fictícia de um jovem russo, nascido em 1961 e morto em 1986.
As datas na tela distinguem as várias partes e nos guiam através da história, enquanto uma voz estóica nos conta sobre seus altos e baixos. Prêmio Especial no Festival de St. Petesburg-99; Prêmio da Crítica no
Festival de Kinotour, Sotchi-99; Prêmio Don Quixote no Festival de Leipzig-99.
DO ESQUECIDO AO NÃO LEMBRADO
Juan Carlos Rulfo (México, 75 min, cor, 35mm, 1999)
Um retrato do escritor mexicano Juan Rulfo (1918-1986), não focalizando o autor e sua obra, mas sobretudo o homem, visto por aqueles que o conheceram. Ao mesmo tempo, em ensaio fílmico sobre a fragilidade da memória. Terceiro Prêmio no Festival de Havana-99.
FÉRIAS PROLONGADAS
Johan van der Keuken (Holanda, 145 min, cor, 35mm,
2000)
Uma espécie de road-air-movie. A motivação da viagem é a motivação do filme, entremeado de vários encontros com diferentes pessoas de diversas sociedades e culturas. "Vivendo apesar de tudo, com a ajuda de belas histórias, que vendem a si mesmas, como um consolo diante do fim da existência", como o próprio Johan van der Keuken comenta no filme. Um filme vital, uma ode à vida na terra. Segundo Prêmio no Festival de São Francisco-2000; Melhor Documentário no Forum Internacional de Cinema Jovem do Festival de Berlim-2000.
GATO PRETO NA NEVE
Anu Kuivalainen (Finlândia, 60 min, cor, 35mm, 1999)
Uma mulher sai da prisão depois de cumprir uma pena de quatro anos pelo assassinato de seu marido. Em seu novo apartamento - recém decorado e ainda impessoal -, sua filha de 7 anos está a sua espera. Sua mãe deverá explicar-lhe como seu pai morreu. Como esta mulher lida com crime, punição e responsabilidade? Primeiro Prêmio no Festival de Tampere-99; Melhor
Documentário no Festival de Mannheim-Heidelberg-99.
IMAGENS DA AUSÊNCIA
German Kral (Alemanha/Argentina, 89 min, cor, 16mm,
1998)
A história de uma família, que nunca foi uma família de verdade: a família do diretor. Um filme sobre amor e sua perda, sobre envelhecimento e morte. Melhor Filme no Festival de Yagamata-99.
KAPO
Dan Setton e Tor Ben-Mayor (Israel, 55 min, cor, vídeo, 1999)
A palavra "Kapo" em italiano significa chefe ou líder. Na Segunda Guerra Mundial era usada para os judeus aos quais os alemães designavam tarefas
especiais nos guetos e campos de concentração. Nos guetos atuavam no conselho e polícia judaicos, e nos campos como comandantes, chefes de alojamentos, e nos crematórios.
NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR
João Moreira Salles & Kátia Lund (RJ, 57 min, cor, vídeo, 1999)
Documentário sobre o estado da violência urbana no Brasil. O cenário é o Rio de Janeiro e os personagens são policiais, traficantes e moradores de favelas. Finalista do Emmy Awards 1999.
O CINEMA DE KUMAR
Pankaj Rishi Kumar (Índia, 76 min, cor, 16mm, 1999)
Memórias familiares combinam-se a lembranças cinematográficas. Em Kalpi, uma pequena cidade no norte da Índia, resiste uma última sala de cinema, um
decrépito "poeira" localizado em uma esquina imunda da cidade.
O NOVO DEUS
Yutaka Tsuchiya (Japão, 99 min, cor, vídeo,1999): Japão de final de século. Uma banda punk ultranacionalista e um diretor de esquerda que se opõe ao sistema do Imperador. Desse estranho intercâmbio surge um retrato atual dos japoneses, desesperados para encontrar um lugar estável. Prêmio da Crítica (FIPRESCI) no Festival de Yagamata-99.
OS CARVOEIROS
Nigel Noble (RJ, 70 min, cor, 35mm, 1999)
Documentário que nos coloca em contato com a vida dos trabalhadores de carvão vegetal, acompanhando o processo de carvoejar no cotidiano de famílias do interior de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Foi o único filme brasileiro em competição no Festival Sundance 2000.
OS LIVROS E A NOITE
Tristan Bauer (Argentina, 82 min, cor, 35mm, 2000)
Misturando ficção e documentário, mergulha-se na obra
e na vida do escritor argentino Jorge Luis Borges. Melhor Documentário no Festival de Havana-99.
REI DOS JUDEUS
Jay Rosenblatt (EUA, 18 min, cor, 16mm, 2000)
Um filme sobre medo e transcendência. Utilizando filmes de Hollywood, curtas educacionais da década de 50, e filmes caseiros e religiosos, o cineasta
descreve sua relação, quando criança, com Jesus Cristo. A evolução desta relação é o ponto de partida para investigação das raízes anti-semitas no
Cristianismo e a necessidade de cura espiritual.
TENSÃO
Rashid Masharawi (Palestina, 26 min, cor, vídeo, 1998)
Sem usar diálogo ou narração, "Tensão" demonstra que imagens e música são instrumentos poderosos que conduzem o penoso cotidiano das pessoas vivendo
em territórios ocupados por tropas israelenses.
UM GRITO DO TÚMULO
Leslie Woodhead (Inglaterra,104 min, cor, 35mm, 1999)
Porque fomos tão dóceis e tão passivos? Esta é uma das questões colocadas por Hasan Nuhanovic ao final de Um Grito do Túmulo, reconstituindo o massacre de mais de 7000 muçulmanos em Srebrenica em julho de 1995. Como pudemos permitir que este horrível genocídio acontecesse debaixo dos olhos das Nações Unidas, no final do século XX? Prêmio Especial do Júri no Festival de Amsterdã-99.
VICIADO EM SOLIDÃO
Jon Bang Carlsen (Dinamarca, 60 min, cor, 35mm, 1999)
"Viajei até a África do Sul para encontrar uma família branca numa fazenda isolada, e registrar como estavam encarando os novos tempos de igualdade pós-Apartheid, mas logo me perdi na vastidão da estrada e nos descaminhos de minha mente. O filme transformou-se numa história de duas mulheres brancas que sofreram perdas trágicas no centro da comunidade em que viviam e que não estava muito confiante em seu futuro. Essas mulheres ganharam forças para superar suas perdas e enfrentar a vida a partir de pontos de vista diferentes. Suas histórias pessoais me lembraram de um possível destino para a tribo branca." - Jon Bang Carlsen.. Melhor Documentário no Festival Nordisk Panorama-99.
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