Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

 

 


Retrospectiva Johan van der Keuken



Um dos mais importantes e originais documentaristas contemporâneos virá ao Brasil acompanhar acompanhar a retrospectiva de seus filmes no É Tudo Verdade – 4º Festival Internacional de Documentários.

O holandês Johan van der Keuken nasceu em Amsterdã em 1938. Começou a fotografar aos doze anos e, em 1955, publicou seu primeiro livro de fotografias. Em 1956, ganhou uma bolsa para cursar o IDHEC (Instituto de Altos Estudos Cinematográficos, Paris). Seus documentários incorporam a ficção e o experimentalismo, abordando temas como a pintura, música, poesia, cultura de rua, jornalismo e dança.

No Rio, serão exibidos seis filmes de Johan van der Keuken. A retrospectiva em São Paulo, no Estação Vitrine, irá apresentar onze títulos, mais o filme Vivendo Com Seus Olhos, um perfil de Keuken dirigido por seu conterrâneo, Ramon Gieling. Os horários e locais devem ser confirmados no site oficial do evento.

Johan van der Keuken participa de dois debates durante o festival.
- Dia 11 de abril (domingo) às 19h00 no Rio de Janeiro (Centro Cultural Banco do Brasil), com presenças de Ally Derks (Festival de Amsterdã) e do realizador Marcelo Masagão (Nós Que Aqui Estamos, Por Vós Esperamos), com mediação do crítico Carlos Alberto de Mattos.
- Dia 13 de abril (terça-feira) às 21h00, em São Paulo, no Itaú Cultural, em uma mesa acompanhado do cineasta Carlos Marcovich (Mas, Afinal, Quem é Juliette?) e com mediação de Amir Labaki.

RETROSPECTIVA RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO

HERMAN SLOBBE – CRIANÇA CEGA 2
(29 min, 1966) Adolescente cego explora o mundo através de sons, palavras, sensações e emoções.
VALOR DA FACE - (120 min, 1991). Um filme que mescla a preparação da consciência com a espontaneidade, a contemplação com a ação. Apresentam-se atitudes diferentes no campo das relações humanas, no que poderia ser chamado "Europa" – uma Europa imaginária, situada entre Londres, Marselha, Praga e Holanda.
BIG BEN, BEN WEBSTER NA EUROPA (32 min, 1967). A personalidade e o talento de Ben Webster, o saxofonista norte-americano que adotou Amsterdã como lar. Uma lenda viva do jazz e do blues, um homem ao mesmo tempo violento e gentil, generoso e atormentado.
BELEZA (25 min, 1970). O mundo dos sonhos de um espião fascista. Temas recorrentes nos filmes de Keuken – tempo, violência e a percepção de uma realidade multiforme em que cada objeto conduz sua própria vida – emergem condensados neste filme. A PORTA (11 min, 1973) Uma releitura livre dos poemas de "A Porta", livro publicado por Bert Schierbeek durante a colaboração com van der Keuken no filme O Castelo Branco. O tema é a busca do sublime.
ESTÚDIO FOTOGRÁFICO TO SANG
(32 min, 1997) O cotidiano do fotógrafo chinês To Sang, há vinte anos retratando pessoas em seu estúdio em Amsterdã.

RETROSPECTIVA - SÃO PAULO


UM OLHAR ACIMA DO BEM (90 min, 1988) O que restou de um milênio de cultura na Índia moderna? Por meio da história oral, contrapõem-se ensinamentos de antigas tradições hinduístas em música, dança e rituais sagrados e a vida em sociedade no século 20.


AMSTERDÃ GLOBAL VILLAGE (245 min, 1996) Um retrato amoroso do multiculturalismo de Amsterdã: uma viagem épica que demonstra as possibilidades de coexistência no mundo moderno.

O CASTELO BRANCO
(80 min, 1973) Turistas e pescadores em Portugal, um grupo de jovens americanos operários na Holanda: as engrenagens do capitalismo globalizado rearticulam-se a partir da construção em mosaico emprestada por van der Keuken das estratégias literárias de Bert Schierbeek.

METAIS SEM FRONTEIRA
(106 min, 1993) Os instrumentos de sopro partiram da Europa e se espalharam por todos os cantos do mundo.

O CAMINHO DO SUL
(145 min, 1981) Tudo começa em Amsterdã, em 1980, quando da coroação de uma nova rainha. A viagem então nos leva para o Egito, passando por Paris, sul da França, os Alpes, Roma e Calábria. Uma história de imigração externa e alienação interna.

VIVENDO COM SEUS OLHOS
(direção de Ramon Gieling, 52 min, 1997) Um perfil de Johan van der Keuken, a partir dos bastidores das filmagens de Estúdio Fotográfico To Sang e do depoimento de colaboradores do cineasta dispersos pelo mundo.



Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.