TERRA

 


NotíciasEsportesDiversãoShoppingChatCentro de Comunicação
Almas GêmeasBuscaCartõesCidade VirtualEconomiaEducaçãoInformáticaMultimídia 


Brasil, Assine a TerraAnuncie na TerraClube TerraCentral do AssinanteAviso LegalPolítica de Privacidade
Cobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de GramadoCobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de GramadoCobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de GramadoCobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de Gramado
NOTÍCIAS | VÍDEOS | CHAT | SERRA GAÚCHA | HISTÓRICO | COMPETIDORES  
Quarta-feira traz um dos filmes mais esperados do festival

Terça, 01 de agosto de 2000, 23h32min
Luciana Rocha, direto de Gramado
O terceiro dia de festival promete muita agitação em Gramado. O filme mais esperado é o longa-metragem Estorvo, de Ruy Guerra, baseado na obra de Chico Buarque.

A quarta-feira começa com a apresentação de Tainá, uma aventura na Amazônia, longa-metragem que faz parte da Sessão Especial.

O filme conta a história de uma indiazinha de 8 anos que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, no centro da floresta amazônica. Com direção de Tânia Lamarca, "Tainá" relata a trajetória da garota que, com a morte do avô, acaba defendendo a flora e a fauna amazônicas, ameaçada por contrabandistas.

O segundo filme da tarde, exibido às 16h45 é Leste-Oeste, produção da França, Rússia, Bulgária e Espanha, dirigida por Régis Wargnier, que retrata a vida de uma casal de refugidos russos que, de volta à União Soviética, são recebidos com repressão, suspeitos de espionagem.

A partir das 19h30, dois curtas-metragens antecipam a exibição dos longas em competição: Cão Guia, de Gustavo Acioli e Cavaleiro Jorge, do animador Otto Guerra.

Santitos, do México, é o primeiro longa em competição a ser exibido esta noite. Dirigido por Alejandro Springall, o filme traz a história de Esperanza Díaz, jovem viúva que, inconformada com a morte da filha, busca explicações e forças no misticismo, até quando um santo aparece milagrosamente na sua janela e lhe dá misteriosas instruções que acaba levando-a a uma viagem perigosa e desastrosa.

O filme conquistou o Prêmio da Crítica nos Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse, na França, em março deste ano, além de Menção Especial do Júri.

O tão aguardado filme de Ruy Guerra fecha a noite. Estorvo divaga sobre o pesadelo existencialista de um personagem anônimo que vaga por uma grande cidade. Assustado, recluso e desconfiado, o personagem encara seus próprios fantasmas, afrontando a violência e seu passado.

Numa fuga sem destino, envolve-se com uma série de personagens extremados, revê amigos, busca a família e envolve-se numa série de ações, na tentativa de descobrir o enigma de sua caminhada.

O filme não foi bem recebido na competição de Cannes deste ano. Embora tenha sofrido com a crítica brasileira, que não guardou elogios a Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington, Estorvo foi aclamado por alguns jornais europeus, chegando a ser citado como melhor filme do festival.

Mais notícias | Cobertura completa

Copyright© 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.