O cineasta e produtor Roberto Farias, um dos nomes mais importantes da produção cinematográfica brasileira, acaba de ser homenageado no Palácio dos Festivais.Farias, responsável por obras-primas do cinema nacional como O Pagador de Promessas e Pra Frente Brasil, foi homenageado por toda a sua trajetória na profissão e, principalmente, por sua luta ideológica contra a censura.
O cineasta, que recebeu um Kikito especial, disse estar muito feliz com a homenagem. "Eu me perguntei por que receber uma homenagem aos 50 anos de carreira e, quando olhei para trás, vi que o início de tudo foi em 1900", afirmou Farias, que continuou dizendo que ama o cinema e gostaria de deixar sua atuação e conquistas na profissão como um legado aos filhos. "Gostaria de que a nossa produção voltasse a ter a importância que tinha nos anos 70, quando 50% das exibições eram de filmes nacionais", concluiu Farias.
Também ganhou um Kikito especial Victor Nieto, criador do Festival de Cartagena, na Colômbia. Nieto, um dos responsáveis pela latinização do Festival de Gramado, disse estar muito emocionado com a homenagem. Os dois subiram ao palco para receber a homenagem acompanhados de suas respectivas mulheres e filhos.