TERRA

 


NotíciasEsportesDiversãoShoppingChatCentro de Comunicação
Almas GêmeasBuscaCartõesCidade VirtualEconomiaEducaçãoInformáticaMultimídia 


Brasil, Assine a TerraAnuncie na TerraClube TerraCentral do AssinanteAviso LegalPolítica de Privacidade
Cobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de GramadoCobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de GramadoCobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de GramadoCobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de Gramado
NOTÍCIAS | VÍDEOS | CHAT | GALERIA DE FOTOS | SERRA GAÚCHA | SITE OFICIAL  



Chat com Jorge Furtado
(2/8/2000)


moderador 14:09:27
Jorge Furtado; DivulgaçãoJorge Furtado
Jorge Furtado é diretor e roteirista de vários curtas-metragens premiados no Brasil e no exterior, como O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1986), Barbosa (1988), Ilha das Flores (1989), Esta Não é a Sua Vida (1991) e Ângelo Anda Sumido (1997). Roteirista e diretor do episódio Estrada do longa-metragem Felicidade É... (1995). Para a TV Globo, dirigiu a minissérie Luna Caliente (1998) e escreveu dezenas de roteiros, incluindo Agosto, Memorial de Maria Moura, O Auto da Compadecida, A Invenção do Brasil, além da série Comédia da Vida Privada. Atualmente desenvolve o projeto do documentário O Povo e o Em Nome do Povo, e trabalha no roteiro de seu primeiro longa-metragem, O Homem que Copiava. Este chat foi realizado diretamente do estande da Terra no 28º Festival de Cinema de Gramado.


Jorge Furtado 15:05:32
oi


Moderador 15:06:06
fala com Jorge Furtado
certeza pergunta: Jorge, você saberia indicar algum livro que ensine o básico de escrever roteiros?


Jorge Furtado 15:06:29
certeza: existem muitos bons livros sobre roteiro no Brasi. A Jornada do Escritor é um dos melhores (não lembro o nome do autor)


Moderador 15:06:29
fala com Jorge Furtado
FÁBIO pergunta: O QUE ACHAS DO FESTIVAL DE GRAMADO ?


Moderador 15:06:37
fala com Jorge Furtado
lili pergunta: Comedia da Vida Privada terá novos episódios?


Moderador 15:06:50
fala com Jorge Furtado
diego pergunta: O que você acha da RBS estar passando os curtas gaúchos?


Jorge Furtado 15:07:08
certeza: o melhor livro que conheço sobre roteiros é do Eugene Vale, Técnicas de Roteiro, só conheço em espanhol e inglês


Jorge Furtado 15:07:47
fábio: o festival é uma ótima chance de ver filmes latino-americanos que não chegam nos cinemas e também de ver os curtas brasileiros


Jorge Furtado 15:08:29
lili: acho que não, fizemos 20 episódios, três anos. talvez algum passe outra vez, mas é pouco provável que façamos novos.


Moderador 15:08:46
fala com Jorge Furtado
Renato: que tal ter seu curta, que venceu o festival há quase 10 anos, exibido este ano?


Jorge Furtado 15:09:39
diego: acho ótimo. o projeto começou e era para ter só 5 programas. o resultado foi tão bom que vai até o final do ano. o ibope subiu 10 pontos, é o único lugar do Brasil onde a globo bate a audiência do sbt no horário.


Jorge Furtado 15:10:18
renato: estou achando ótimo. o ilha das flores vai ser exibido dentro da mostra paralela em homenagem ao Paulo José (a locução é dele)


Moderador 15:11:12
fala com Jorge Furtado
D.O.P. pergunta: OI, JORGE. Como foi trabalhar em BARBOSA, um filme que tem elementos de FICÇÃO CIENTÍFICA, normalmente ignorados pelo cinema brasileiro...


Moderador 15:11:38
fala com Jorge Furtado
Martha Medeiros pergunta: Jorge, e aí, aquele churrasco sai ou não sai?


Jorge Furtado 15:11:57
alô Martha! Acho melhor este churrasco nem sair mais, para mantermos a lenda viva. Que tal uma pizza?


Moderador 15:12:10
fala com Jorge Furtado
maurice pergunta: o que você costuma ler? como conheceu o autor de Luna ?Caliente


Jorge Furtado 15:13:35
dop: foi ótimo trabalhar no Barbosa. Gosto de ficção científica (quando é boa) A ficção científica é um bom ponto de partida para falar sobre a natureza humana. (ex: Ray Bradbury)


Jorge Furtado 15:14:37
maurice: costumo ler de tudo, gosto mais de ler do que de ver filmes. estou lendo no momento "Meus lugares escuros" do James Elroy. uma maravilha. (ele é o autor do livro L.A Cidade proibida, viste o filme?)


Moderador 15:14:56
fala com Jorge Furtado
Márcia: Como é o roteiro do longa que você está escrevendo? do que se trata? é o seu primeiro longa, certo?


Jorge Furtado 15:15:24
maurice: conheci o Mempo Giardineli (autor do Luna) em 84. Li o livro e, duas semanas depois, estava em Buenos Aires tentando comprar os direitos.


Jorge Furtado 15:16:09
márcia: é o meu primeiro longa, chama "O Homem que copiava", a história de um garoto que é operador de uma máquina fotocopiadora (tipo xerox)


Jorge Furtado 15:16:45
márcia: mais informações dobre o filme no site da casa de cinema: casacinepoa.com.br


Moderador 15:17:16
fala com Jorge Furtado
maurice1 pergunta: qual a relação que você vê entre literatura e cinema no Brasil? Você acha que as adaptações são boas?


Jorge Furtado 15:17:32
para todos, sobre livros: uma grande carência do cinema brasileiro está nos roteiros.


Jorge Furtado 15:17:51
todos: quem quer escrever tem que ler, muito.


Moderador 15:19:05
fala com Jorge Furtado
maurice1 pergunta: como você conheceu Luna Caliente?


Moderador 15:19:17
fala com Jorge Furtado
mondogirl pergunta: oi , Jorge. Sou fã do seu trabalho desde Ilha das Flores. Juntando você com o Goela Arraes, ficou melhor ainda. Como foi o trabalho com ele?


Moderador 15:19:37
fala com Jorge Furtado
Rodrigo pergunta: Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho, sou seu fã assumido. Como cineasta, o que tu achas da influência da linguagem do cinema nos comercias de TV? sei também que já dirigiste comerciais. Quais.


Jorge Furtado 15:19:41
maurice: há boas adaptações. ex: Faca de dois gumes, do Murilo Sales, adaptado do Fernando Sabino. Gostei da adaptação de "Alves e Companhia", do Eça (o filme se chamou "Amor e Companhia", do Helvécio Raton)


Moderador 15:20:14
fala com Jorge Furtado
Jeane pergunta: como você fez para fazer o roteiro de Ilha das flores que se eu não me engano é sobre um lixão e que as pessoas só poderiam comer depois dos porcos.


Jorge Furtado 15:20:44
mondogirl: o Guel é um grande amigo e um diretor de enorme talento. Trabalho com ele há dez anos, já fizemos muitos programas (e espero fazer mais alguns)


Jorge Furtado 15:22:34
rodrigo: dirigi muitos comerciais (entre 1986 e 1990), mas quase todos só passaram no Rio Grande do Sul. A linguagem publicitária se utiliza dos mesmos signos da linguagem cinematográfica, dá para aprender muito fazendo publicidade.


Jorge Furtado 15:23:35
rodrigo: o sentido da obra é que é bem diferente. comercial tem um objetivo imediato, vender o produto. filmes tem muitos objetivos, mudar o mundo, transformar a vida das pessoas, etc...


Jorge Furtado 15:25:03
jeane: escrevi o roteiro (é sobre isso mesmo) depois de conhecer um depósito de lixo onde as pessoas comiam depois dos porcos. levei quase um ano procurando o tom do texto. acabei escrevendo como se fosse para um extra-terrestre, alguém que não soubesse nada sobre o planeta terra, que não soubesse a diferença entre um porco, um tomate e uma pessoa.


Moderador 15:25:27
fala com Jorge Furtado
Rodrigo pergunta: Tem como fazer `filmes` em filmadoras comuns tipo Handcam?


Jorge Furtado 15:26:14
sobtre comerciais: um aprendizado importante que os comerciais me deram foi contar uma história em poucos segundos, o poder de síntese.


Moderador 15:26:37
fala com Jorge Furtado
Lorewill pergunta: Quais são suas maiores influencias para fazer cinema? Você curte historia em quadrinhos e isto te influencia?


Moderador 15:27:03
fala com Jorge Furtado
D.O.P. pergunta: Meio cara de pau, Jorge, mas vou fazer uma pergunta que interessa a pelo menos setenta por cento da sala. No teu longa vai ter espaço para estagiários, né? Como entrar em contato para saber disso?


Jorge Furtado 15:27:12
rodrigo: sim, cada vez mais. as técnicas de passagem de vídeo para filme melhoraram muito nos últimos anos. tenho um projeto de longa metragem que pretendo fazer em vídeo digital.


Moderador 15:27:15
fala com Jorge Furtado
mondogirl pergunta: você costuma dar cursos sobre cinema?


Moderador 15:27:58
fala com Jorge Furtado
Rodrigo pergunta: Aquele quadro no Fantástico com a Denise Fraga, tem coisas que me lembram teu trabalho, tipo montagem, seqüência, etc bem como tu diz no teu livro Astronauta no Chipre, por sinal, muito bom. Tem a tua mão naquela produção ou estão se aproveitando do teu talento e idéias?


Jorge Furtado 15:28:39
dop: talvez tenha espaço sim, quem sabe. as filmagens estão marcadas para maio-junho do ano que vem, com pré-produção em março-abril. mande um e-mail para a casa de cinema, mais para o começo do ano que vem. quem sabe?


Jorge Furtado 15:29:36
mondogil: já dei alguns cursos de cinema (especialmente de roteiros) duas vezes em Ouro Preto (na oficina de inverno). O ano passado fui convidado para dar um curso de 15 dias na escola de cinema de Havana.


Jorge Furtado 15:31:43
rodrigo: não, nunca escrevi para o quadro da Denise. Não fui eu que inventei aquele tipo de linguagem, mas o ilha tornou aquilo (colagens com texto off no estilo enciclopédico) mais conhecido. Quem escreve o quadro é o Torero, a Mariana Veríssimo e uma turminha muito boa.


Jorge Furtado 15:32:10
desculpem os erros de datilografia, tento teclar rápido...


Moderador 15:32:22
fala com Jorge Furtado
Daniele pergunta: Oi Jorge ,tudo bem?Gostaria de parabenizá-lo pelo grande profissional que és!!! Você arrisca um palpite para o festival de Gramado deste ano?


Jorge Furtado 15:32:23
teclar é bom...


Jorge Furtado 15:33:04
daniele: obrigado. não arrisco palpites ainda, vi poucos filmes.gostei do curta "Alma em Chamas"


Jorge Furtado 15:33:17
"Alma em Chamas"...


Moderador 15:34:33
fala com Jorge Furtado
Atriz pergunta: Em primeiro lugar Boa tarde , tenho apenas``as 13 anos e me interesso muito por cinema ,teatro ,jornalismo e coisas do tipo, queria me formar em teatro e jornalismo , se eu me formasse em teatro teria capacidade de eu ser uma atriz de novela ou cinema ?


Jorge Furtado 15:35:32
atriz: a melhor formação para o ator é sempre o teatro. o curso de jornalismo tem sempre uma cadeira ou outra de cinema. e há cursos de cinema também (no rio e são Paulo)


Moderador 15:35:54
fala com Jorge Furtado
mondogirl pergunta: você não pretende dar cursos de roteiro este ano em São Paulo? Alguma previsão?


Moderador 15:36:09
fala com Jorge Furtado
mondogirl pergunta: você já pensou em trabalhar com videoclipes?


Moderador 15:36:33
fala com Jorge Furtado
ilhadasflo pergunta: como se faz para apresentar um roteiro?


Jorge Furtado 15:36:44
atmondogirl: não, nenhuma previsão.; pode ser, quem sabe. (estou com muitos trabalhos no momento, mas quem sabe)


Moderador 15:37:20
fala com Jorge Furtado
D.O.P. pergunta: JORGE, como anda SANDUÍCHE, curta que você produzia na época do TERCEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA?


Jorge Furtado 15:37:48
mondogirl: já fiz um videoclipe, do Rappa, "Me Deixa". Na verdade foi só um show, filmei o show deles em Porto Alegre e fiz um clipe. Não sei fazer chips muito bem, eu acho. (minhas idéias de roteiro acabaram no meio da música)


Moderador 15:38:54
fala com Jorge Furtado
chomsky jr pergunta: o que você acha mais eficiente p/ o cinema nacional no momento: cotas nas salas ou incentivos fiscais


Jorge Furtado 15:39:12
ilhadasflo: esta pergunta é muito ampla. há bons livros sobre o assunto. escrevi um texto sobre isso ("Técnicas de Roteiro e os 500 anos do Brasil") está publicado no Não (uma revista que edito com amigos na internet. Dá uma olhada lá: www.nao-til.com.br)


Jorge Furtado 15:39:45
dop: o Sanduíche está filmado, sendo sonorizado. Começo a montar na semana que vem. (acho que ficou tri!)


Moderador 15:40:08
fala com Jorge Furtado
Rodrigo pergunta: Onde posso comprar as fitas da Casa de Cinema? sou de Poa e agora estou em Criciúma. Dá pra ser pela internet?


Moderador 15:40:46
fala com Jorge Furtado
galera pergunta: E aí Jorge!! Tão precisando de alguém pra editar o NÃO? QUe tal, tipo... eu?


Jorge Furtado 15:41:04
chomsky: as duas coisas são importantes. os incentivos fiscais são fundamentais para manter a produção. e as cotas de tela garantem a exibição dos filmes. preservar uma cinematografia nacional é fundamental para qualquer país.


Jorge Furtado 15:41:34
rodrigo: dá. entre no site da casa: www.casacinepoa.com.br


Jorge Furtado 15:42:01
galera: o próximo Não será editado pela Clarah. O seguinte é teu.


Moderador 15:43:50
fala com Jorge Furtado
mondogirl pergunta: Ah, Jorge, não se condene tanto sobre videoclipe, afinal não existe uma fórmula para fazê-lo... Acabei de fazer um trabalho para o concluir o meu curso sobre isso. Me formei em jornalismo... Naquele endereço que você passou, da casa de cinema, podemos encontrar informações sobre possibilidades de experiências na área de cinema e/ou roteiro?


Moderador 15:43:58
fala com Jorge Furtado
Jeff-RS pergunta: Qual é a maior dificuldade para produzir um filme?


Moderador 15:44:02
fala com Jorge Furtado
abner pergunta: Oi Jorge. Tu acompanha os filmes de Super 8 que tem sido feitos atualmente? Tu já filmou em S8?


Moderador 15:44:11
fala com Jorge Furtado
ilhadasflo pergunta: esse negócio de fazer cinema no Brasil é sempre uma panelinha, não é? sempre os mesmos atores, mesmos diretores, mesma equipe!


Moderador 15:44:27
fala com Jorge Furtado
Rodrigo pergunta: Sei de alguma das tuas influência, tipo Eisenstein, como tu explica bem no teu livro. Qual cineasta novo seria um bom espelho em termos de inovação nos dias de hoje?


Jorge Furtado 15:45:13
mondogirl: na página da casa há algumas informações sobre cursos, e o link para a página da aptc (associação profissional de técnicos de cinema) com vários links de cursos e formação, profissional.


Jorge Furtado 15:46:06
jeff: a maior dificuldade é conseguir o dinheiro. a segunda é ter um bom roteiro. a terceira é reunir uma turma (cinema é um trabalho de equipe)


Jorge Furtado 15:46:59
abner: acompanho o super-8, no ano passado a mostra de gramado foi ótima. e a Kodak está anunciando que vai voltar a revelar super-8 no Brasil.


Jorge Furtado 15:47:23
abner: nunca fiz super8, comecei em vídeo. mas super-8 é mais parecido com cinema.


Jorge Furtado 15:47:52
ilhadasflo: não concordo. tem milhares de turmas, milhares de atores... mas sem turma não se faz cinema.


Jorge Furtado 15:48:41
rodrigo: dos novos cineastas, gosto muito dos irmãos Cohen.


Jorge Furtado 15:49:35
estou falando num microfone ao mesmo tempo que teclo, não é mole!


Jorge Furtado 15:51:30
para todos: tenho que sair, foi um grande prazer falar com vocês. acho que a internet está criando uma nova geração de escritores e leitores, o que é muito bom. qualquer bom filme começa num bom roteiro e quem quer fazer cinema deve ler muito (além de ver bons filmes) por isso, ao desligarem os computadores, vão ler um livro! um abraço!!


Clique aqui para receber as mensagens sobre o festival em seu celular

Copyright© 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.