TERRA

 


NotíciasEsportesDiversãoShoppingChatCentro de Comunicação
Almas GêmeasBuscaCartõesCidade VirtualEconomiaEducaçãoInformáticaMultimídia 


Brasil, Assine a TerraAnuncie na TerraClube TerraCentral do AssinanteAviso LegalPolítica de Privacidade
Cobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de GramadoCobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de GramadoCobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de GramadoCobertura Especial do 28o. Festival de Cinema de Gramado
NOTÍCIAS | VÍDEOS | CHAT | GALERIA DE FOTOS | SERRA GAÚCHA | SITE OFICIAL  



Chat com Pastor Vega
(31/7/2000)


Moderador 15:20:55
Pastor Vega
O diretor do filme cubano Las Profecias de Amanda, Pastor Vega, está no estande da Terra, direto do Festival de Gramado, para conversar com os internautas. O filme do cubano abre o evento nesta segunda. Para o diretor, a participação em festivais não é nenhuma novidade. Vega já foi o diretor do festival da capital cubana e tem integrado vários júris de importantes eventos de cinema. Entre as ficções que realizou estão os longas Alicia en Los Países Maravillosos, de 1961; Retrato de Teresa, de 1979; Habanera, de 1984; Amor em Campo Minado, de 1987; Vidas Paralelas, de 1992, e Entrevista com un Asesino, de 1994. 


Moderador 16:18:35
juliana pergunta: Gostaria de sabe o porquê de vídeos, ficção, não poderem participar do festival?


Moderador 16:19:00
Anônimo1 diz: Olá, tudo bem? Poderia nos falar um pouco sobre o clima do festival. Como está sua expectativa para a apresentação do filme na abertura do evento?


Moderador 16:19:22
maicon pergunta: Qual foi o seu maior filme??


Pastor Vega 16:19:23
Juliana: esta não é uma pergunta para mim.


Moderador 16:20:05
laura pergunta: Gostaria de saber por que os filmes latino-americanos, principalmente os cubanos, têm tanta dificuldade em chegar aos outros países latinos. O mesmo acontece em Cuba?


Pastor Vega 16:24:24
Maicon: st é um filme que acho que tem muito a ver com a cultura popular brasileira porque se parece muito com a cultura popular cubana. Aqui no Brasil, também existem com poderes paranormais, que significa que se pode perceber uma realidade que não vemos e não escutamos, mas que existe ao nosso redor. Essas só podem ser pessoas com poderes especiais. Brasil é uma País com muita magia, candomblé. E Cuba também. Por isso que eu acho que o filme pode se muito bem recebido e ainda tem muito humor e é muito polêmico. Queremos que o espectador fique em dúvida daquilo que vê, do que ouve, de tudo... Porque os seres humanos toda a vida somos muito ignorantes. Podemos rir da lua, mas não sabemos todo que o que nosso cérebro pode fazer.


Pastor Vega 16:26:25
Maicon: O filme se chama "Retrato de Teresa", que trata sobre uma operária de uma fábrica têxtil que tem muitos conflitos com o marido que não lhe permite participar de atividades sociais, culturais e políticas. É um filme sobre a moral.


Pastor Vega 16:30:15
Laura: Em Cuba a situação é diferente, mas o cinema Latino-americano tem problemas em toda parte. Aqui no Brasil não se conhece o cinema mexicano ou venezuelano ou colombiano. Na Colômbia não se conhece o cinema brasileiro. Na Argentina, também não. Na Europa, muito menos. Porque todo o espaço do cinema do mundo pertence às grandes companhias norte-americanas. Tambuco, o cinema espanhol se conhece na França ou Inglaterra, nem na Alemanha. É a mesma situação. O cinema norte-americano domina a exibição e distribuição no mundo inteiro. E por isso se chama imperialista.


Moderador 16:31:32
maicon pergunta: Como você vê o Festival de Gramado?? Seria importante pra ti levar um Kikito?


Moderador 16:32:02
laura pergunta: Como é o apoio financeiro à projetos cinematográficos em Cuba?? Vocês têm apoio do governo?


Pastor Vega 16:32:26
Laura. Em Cuba, como somos os donos do país, privilegiamos o cinema nacional. Teremos um festival latino-americano todos os anos onde são exibidas mais de duzentos filmes latino-americanos. E também no resto do ano os filmes circulam pelo resto do País, junto de filmes da Europa, Ásia, EUA e de toda a parte.


Pastor Vega 16:34:23
Maicon: Se é para vir para Gramado, é par levar um Kikito. Se não ganhar, eu o roubo (risos). Gramado é uma janela para o Brasil e talvez alguém se interesse em comprar o filme para exibi-la comercialmente. O que seria uma grande alegria.


Pastor Vega 16:36:34
Laura: Temos apoio do governo, mas não é o suficiente. O país tem uma crise econômica muito grande. E é necessário também buscar apoio em outros países para a produção. Este filme (que será exibido hoje) teve apoio da Venezuela e Espanha e é um filme produzido a um custo muito baixo


Moderador 16:37:05
Priscilla pergunta: O que você acha que pode ser mudado? Acha que os festivais possam ser o caminho para acabar com esse imperialismo norte-americano?


Moderador 16:37:37
andy pergunta: O que você acha do cinema brasileiro? Achas que no âmbito internacional tem futuro?


Moderador 16:38:45
Anônimo1 pergunta: O cinema cubano tem conquistado o público brasileiro com produções como `Morango e Chocolate` e `Guantanamera`. O que acha dessas produções? Elas realmente representam o novo cinema cubano?


Moderador 16:39:07
maicon pergunta: Qual o maior prêmio que algum filme seu recebeu??


Pastor Vega 16:40:11
Priscilla: Sim, o festival é uma contribuição, mas um festival não pode acabar com uma estrutura econômica internacional. E se trata disso. O que acontece com o cinema também acontece com o cacau, com o café, com o açúcar e com tudo que produz a América Latina. O cacau só se produz no Brasil. E o de Gramado é muito bom (risos). Mas o melhor chocolate do mundo está na Bélgica, que não produz cacau. Os outros países produzem açúcar e o caramelo está na França.


Pastor Vega 16:45:08
anonimo 1: não, esse é o cinema cubano de sempre. Estes filmes que você menciona foram realizados por um diretor que trabalhou 40 anos, porque já morreu, um grande diretor. Além disso, são filmes muito superiores como "Memórias do Subdesenvolvimento" e também "A Última Cena". Estes filmes são verdadeiras obras-primas do cinema cubano e universal. A diferença entre "Morango e Chocolate" e "Guantanamera" é que estes são filmes que foram manipulados politicamente porque aparentemente anunciavam o final da revolução cubana. Por isso foram exibidas no Brasil e em toda a parte. E os outros filmes que menciona, apesar de superiores, não se conhece quase nada.


Pastor Vega 16:46:35
Maicon: Se for demagogo diria que foi o prêmio do público, se for comerciante diria o prêmio da bilheteria. Se for megalomaníaco, diria que a Palma de Cannes ou o Oscar.


Moderador 16:47:01
Ghost Girl pergunta: E na sua opinião, qual é o melhor diretor da atualidade! Você aprecia o trabalho de Sam Mendes?? marco diz: Olá, Vega! Como você trabalha os atores em seus filmes? Há algo de documental neles, não?


Pastor Vega 16:49:10
Ghost: Não conheço Sam Mendes, mas entre os americanos prefiro Coppola e Woody Allen. Filmes como "Manhattan" e "Apocalipse Now" são filmes bem diferentes, mas extraordinárias. Agora gostei muito de "Boys Don't Cry" e "Beleza Americana".


Moderador 16:50:32
Renato: Que filme você considera que todas as pessoas deveriam assistir pelo menos uma vez?


Moderador 16:50:44
Marcelo pergunta: Você aprecia o cinema brasileiro? Quais são seus diretores preferidos?


Pastor Vega 16:53:02
Ghost: Há lago de documentário com os atores. Isso vem desde o sistema stanislavk e do neo-realismo italiano. Procuro encontrar o que se conhece como a atuação subconsciente, que é absolutamente contrário ao calculado. Improviso muitas cenas. E sempre os atores que participam dessas cenas não conhecem o que os outros vão fazer. Sempre há uma surpresa, onde os atores devem racionalizar subconscientemente. Como na vida real. Meu grande prazer é chegar a esse grau de hiper-realismo em encenação da conduta humana.


Pastor Vega 16:55:29
Renato: Existem muitos filmes importantes para o cinema. Desde "Flaherty", "Chaplin", "Vertov", "Einsestein", até agora existem certamente milhares de filmes importantes.


Pastor Vega 16:57:21
Marcelo: Sim. Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, Leão Richamam, Ruy Guerra, Celito Viana, Tisuka Yamasaki, Cacá Diegues, Geraldo Sarno e muitos outros.


Pastor Vega 16:58:09
Marcelo: Também gosto de Roberto Farias e os irmãos Barreto.


Moderador 16:58:22
Renato: Quais são os seu próximos projetos?


Moderador 17:00:37
Priscilla pergunta: Se filme fala sobre poderes paranormais. Você se inspirou em algum fato já vivido por você, ou uma história real? Por que a escolha do tema?


Pastor Vega 17:01:37
Renato: Tenho dois projetos: um muito caro e outro muito barato, porque nunca sabemos quanto dinheiro vamos ter. O caro é uma ópera de música camponesa, personagens e cenário camponeses. O barato é sobre a reencarnação. Seis mulheres que viveram em seis épocas diferentes, o que resulta que estas seis mulheres são uma única e as seis épocas um único tempo.


Pastor Vega 17:03:08
Priscilla: Eu não escolho o tema, o tema me escolhe. Nunca busco um tema, ele deve chegar sozinho. E efetivamente existe esta mulher, alguém que não sei, que está em Cuba, que está viva e que pode ir ao cinema. E ela aparece no final do filme.


Pastor Vega 17:05:39
Pessoal, adoraria que pudessem ver o filme. Gosto muito do Brasil, gosto dos poetas, dos escritores, do futebol, dos cantores e da caipirinha. É uma cultura muito charmosa a cultura brasileira. Não deixem que a suposta globalização deixe perder uma identidade tão forte, tão cheia de energia e criatividade.



Clique aqui para receber as mensagens sobre o festival em seu celular

Copyright© 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.