Arranha-céus de Manhattan são destaques no filme
Homem-Aranha vira o super-herói favorito de Nova York. Não é para menos: a cidade é um dos personagens principais do filme de Sam Raimi, o primeiro blockbuster de Hollywood neste verão. O destaque principal vai para os arranha-céus de Manhattan, que aparecem nas várias cenas em que o super-herói vai e vém sobre as ruas da cidade.
O mundo do Homem-Aranha é o topo dos edifícios de Nova York, que ganharam retoques com efeitos especiais. Detalhes de estilo clássico ou gótico foram colocados em várias construções, coisa que nem os nova-iorquinos percebem no filme. A idéia do diretor era dar um jeito de história em quadrinhos para a cidade, sem transformá-la em uma Gotham City.
Homem-Aranha teve locações principais no Queens, onde Peter Parker mora com a família, na ponte de Queensborough e em Times Square, que são os cenários de suas principais brigas com o vilão Duende Verde.
As cenas de Times Square foram rodadas em vários sets na Califórnia. O prédio em que a ação principal ocorre nem existe. Os outros foram filmados no local e colocados digitalmente na seqüência. As cenas na ponte ocuparam a maior parte das apenas duas semanas em que o elenco filmou na cidade.
Mas são dois prédios que não estão em "Homem-Aranha" que têm ganhado atenção. O World Trade Center nunca fez parte do filme, ao contrário de muitos rumores que circularam pela internet. As torres gêmeas apareceram apenas em um teaser lançado em julho de 2000.
O trailer, que não foi rodado por Sam Raimi, mostra a fuga de um grupo de ladrões de banco, em um helicóptero, pelos céus de Manhattan. Até que o super-herói entra em cena. Onde estão os super-heróis quando a gente precisa?
Ricardo Bairos/ Planet Pop
|