- As críticas feitas à organização do Oscar por não premiar 'O Senhor dos Anéis' foram derrubadas nesta edição. O épico de Peter Jackson levou onze Oscars para casa, empatando com outros dois recordistas do prêmio: 'Titanic' e 'Ben-Hur'.
- O filme brasileiro 'Cidade de Deus' é indicado em quatro categorias: edição, roteiro adaptado, fotografia e na prestigiada categoria de direção, para Fernando Meirelles, mas não leva nenhuma estatueta.
- A transmissão foi feita nos Estados Unidos com um atraso de cinco segundos. A justificativa da Academia foi que, por conta de discursos indesejados pela organização, eles poderiam ser cortados antes de ir ao ar.
- Adrien Brody coloca um spray contra mau hálito na boca antes de anunciar Charlize Theron como vencedora do prêmio de melhor atriz por Monster - Desejo Assassino. A atitude fez a platéia gargalhar.
- Indicada ao Oscar de Melhor Diretor por 'Encontros e Desencontros', Sofia Coppola (filha de Francis Ford Coppola) é a primeira mulher a disputar o prêmio desde 1993, ano em que a neozelandesa Jane Campion ('O Piano') foi indicada. O vencedor em 1993 foi Steven Spielberg ('A Lista de Schindler').
- 'O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei' é a segunda trilogia da história do cinema a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme. A primeira foi 'O Poderoso Chefão', de Francis Ford Coppola, em 1972, 1974 e 1990.