Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Cannes: Andrucha Waddington, cineasta de "Eu Tu Eles" que ver a reação do público



O cineasta Andrucha Waddington, cujo filme Eu Tu Eles vai participar da mostra "Um Certo Olhar", de jovens diretores no Festival de Cannes, disse que a grande expectativa dele é sobre a reação do público na estréia mundial do filme.

"É maravilhoso, estou superfeliz. Não estamos na competição, mas, além de Cannes ser uma grande vitrine, a grande expectativa é quanto à reação do público, já que é a primeira vez que o filme será exibido", disse Andrucha à Reuters em entrevista pelo telefone pouco antes de embarcar para o festival.

O filme, o segundo do diretor de Gêmeas, conta a história de uma sertaneja, Darlene, no interior nordestino (interpretada por Regina Casé) que tem três maridos, e consegue superar as crises e criar uma relação harmoniosa e ética entre todos, baseando-se no amor e na dignidade.

Andrucha inspirou-se em uma história real, quando viu uma reportagem no Fantástico. Depois disso seguiram-se quatro anos de viagens pelos sertões da Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí. Nessa pesquisa o diretor se fez acompanhar da roteirista, Elena Soárez, do fotógrafo, Breno Silveira ou do diretor de arte do filme, Toni Vanzolini.

Segundo o cineasta, embora a história criada no filme tenha pouco a ver com a da figura real, a produtora Conspiração resolveu pagar uma porcentagem da bilheteria à Darlene de carne e osso.

"A Conspiração achou justo", disse o diretor. Perguntado sobre a possibilidade de levar o filme para a Darlene real assistir, Andrucha disse que deve chegar até lá pelas vias naturais.

"Não estou pensando nisso. Quero mesmo exibir o filme em Juazeiro, local das filmagens."

Andrucha diz que aprendeu muito com a população sertaneja, com sua dignidade mesmo em meio às dificuldades. O cineasta também disse dever muito aos atores que dirigiu, uma turma de astros nacionais.

"Sou muito grato aos atores, eles me ensinaram muito, porque eu pouco sabia de dramaturgia. São muito companheiros e foram meus formadores", disse o cineasta sobre a equipe que incluía, além de Regina, Lima Duarte, Stênio Garcia e Luiz Carlos Vasconcelos (o Lampião de Baile Perfumado).

"Cinema é um trabalho coletivo. Como disse o Walter Carvalho, fotógrafo de Central do Brasil, é a arte de achar", disse o diretor, explicando que só um longo processo de busca pode levar a um resultado satisfatório. (Reuters)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.