Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Cannes: Filme de guerra chinês choca festival



O filme Devils on the Doorstep (demônios na soleira da porta) do diretor chinês Jiang Wen é uma narrativa da brutal ocupação japonesa da China na Segunda Guerra Mundial que chocou a platéia em Cannes. O próprio Jiang interpreta o personagem principal, Ma Dasan, no impressionante filme que dura quase três horas. É o segundo longa do diretor e concorre à Palma de Ouro.

Ma Dasan, um camponês em um remoto vilarejo chinês, é pego de surpresa quando soldados do Exército chinês depositam dois sacos em sua casa e prometem buscá-los dias depois. Dentro dos sacos, estão um prisioneiro de guerra japonês e seu intérprete chinês. "Não queria atuar no filme, mas não achei ninguém que falasse o dialeto. Para mim, o dialeto define um modo de pensar. Então minha equipe decidiu que eu faria o papel", disse ele à Reuters.

Meses se passam e os soldados não voltam. Criam-se elementos dramáticos fortes, entre eles a exigência de outros camponeses para que Ma Dasan mate os prisioneiros. No desenrolar dos acontecimentos, a comédia passa a ser uma tragédia. "Não acho que seja um filme sobre a guerra. A guerra é uma desculpa para falar sobre a condição humana", disse o ator Yuan Ding, que faz o intérprete. (Reuters)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.