Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Cannes: Cinema latino-americano é defendido no festival



Dois diretores defenderam com excelência este sábado, em Cannes, a bandeira do cinema latino-americano: o mexicano Alejandro González Iñáturri, com Amores Perros, drama da vida de uma grande cidade; e a venezuelana Fina Torres, com Woman on Top, comédia narrada como um conto, que tem Penélope Cruz como heroína.

Woman on top, apresentado na mostra Um Certo Olhar, a parte não-competitiva da seleção oficial, é uma produção americana com diretora venezuelana e roteirista brasileira (Vera Blasi). A ação acontece entre Salvador e a cidade americana de San Francisco, e o papel principal ficou com uma espanhola. A bela Penélope Cruz interpreta Isabella, capaz de sentir enjôo ao andar de elevador, mas a quem o destino concedeu o dom de ser uma excelente cozinheira, cujos pratos alegram o paladar e o espírito e são adorados pelos homens.

Isabella encontra o homem de sua vida (o dono de restaurante Toninho, vivido pelo ator Murilo Benício) e se casa com ele, mas o machismo acaba pondo um fim à união. Isabella abandona o marido e parte para San Francisco, onde se transforma em estrela de televisão por combinar beleza, sensualidade e talento culinário. Tudo isso ao ritmo da maravilhosa música brasileira.

Esta mistura é conduzida com excelência por Fina Torres, talvez com uma concessão à produção hollywoodiana. O filme é americano e rodado em inglês. Já "Amores Perros" é o primeiro longa-metragem de Alejandro González Iñárritu. A história foi escrita para o cinema por Guillermo Arriaga e é interpretada por um elenco sólido (Emilio Echevarría, Gael García Bernal, Goya Toledo, Alvaro Toledo, Rodrigo Murray, Humberto Busto, Marco Pérez, Gerardo Campbell), com quem o diretor insistiu em dividir o mérito do filme. "Todos demos um pedaço de nossa vida", disse Iñárritu.

Tudo começa com um acidente nas ruas do México. A partir deste choque, três vidas vão sendo descobertas, se entrelaçando, mas a narrativa dá voltas... A urbe mexicana é mostrada através de personagens que pertencem a classes baixas, onde se misturam miséria, delinqüência e violência, até o mundo das celebridades, cujas vidas são comentadas na televisão, passando pela história de um vagabundo que foi guerrilheiro... e os cães de todos eles.

Apresentada na seleção paralela "Semana da Crítica", "Amores Perros" é candidata à Câmera de Ouro, prêmio disputado pelos filmes inéditos das várias seleções do festival. (AFP)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.