Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Taiwanês Edward Yang é melhor diretor em Cannes com "Yi Yi"



O taiwanês Edward Yang ganhou este domingo em Cannes o prêmio de melhor diretor com seu filme "Yi Yi" (A One And A Two), uma crônica da vida de gente comum que num certo momento resolve mudar de vida.

Nascido em Shangai em 47 ele se mudou para Taiwán em 1949. Começou adolescente nos desenhos animados e depois foi estudar informática nos Estados Undios.

Quando voltou para Taiwán, em 81 se dedicou ao cinema, primeiro como roteirista e depois como diretor. É autor de várias obras de teatro.

"Yi Yi" é sua sétima obra. Com "Terrorizer" (1986) recebeu o Grande Prêmio do Jurado do Festival de Locarno (1986) e "Mahjong" (1996) o prêmio especial do Jurado do Festival de Berlim.

Dois de seus filmes foram apresentados em Cannes, "Terrorizer" e "Confusión en Confucio" (1994).

"Yi Yi" é a crónica de uma família em crise. NJ, o pai, trabalha numa empresa que está falindo e um encontro com seu amor da juventude faz com que surja a possibilidade dele mudar de vida. A avó, que se sente velha e deprimida ao assistir o casamento de um de seus filhos com uma noiva grávida, sofre um acidente e fica em coma.

A situação desestabiliza toda a família, a filha adolescente se sente culpada, o filho de oito anos tem medo, a mãe que trata de encontrar consolo para sua angustia existencial num templo.

Através dessa família, o filme de Edward Yang, de três horas de duração é um quadro da sociedade atual de Taiwan. (AFP)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.