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O Anima Mundi, desde sua criação, em 93, é uma vitrine para a exibição de desenhos que acabam entrando na programação da tevê, nos canais pagos especializados em animação ou nos canais abertos. Exemplos não faltam: O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, As Novas Aventuras de Johnny Quest e Os Anjinhos. Todos agora fazem parte da programação da TV e começaram a carreira no festival de animação. É na seção O Que Vem Para a TV que o Anima traz todas as novidades que têm grandes chances, na opinião dos diretores, de emplacar na programação da televisão. As produções apresentadas são recentes e algumas delas inéditas. Um dos diretores do festival, César Coelho, lembra que o desenho As Novas Aventuras de Jonnhy Quest foi lançado mundialmente no Anima de 96. "Mostramos antes dos EUA." - Segundo Coelho, também animador, os desenhos exibidos são pilotos e seriados feitos no exterior que algum tempo depois são comprados por produtoras. Uma das apostas de Coelho e também estrela da programação do Anima Mundi é um dos capítulos da série Bob&Margaret. O desenho, de autoria de David Fine e Allison Snowden, já recebeu o Oscar de melhor animação em 1995. No capítulo que será exibido no Anima deste ano, assinado pela dupla Karen Lessman e Doug Thomas, com produção da HBO, é mostrado o dia-a-dia de um casal em crise conjugal depois que a mulher, Margaret, arruma um amante. Diferente de As Novas Aventuras de Johnny Quest e outros desenhos infantis, Bob&Margaret tem temática adulta, mas nem por isso é desprezado pelos canais pagos de animação. Marcos Magalhães, outro diretor do festival, também fez suas apostas. Ele acredita que os desenhos Hilltop Hospital, de Pascal Lenotre, produzido pela Folimage e distribuido pela Eva Entertainment, e Invader Zim, de Jordan Reichek e Jhonen Vasquez, com produção da Nickelodeon, certamente vão entrar na programação da TV. Melhores momentos - Apesar de alguns desenhos terem destino certo - muitos deles são produzidos pelos próprios canais especializados (Nickelodeon, Cartoon Network e outros) -, o público quer ver de novo as produções do festival que não devem entrar na TV. "Gosto muito do Anima, mas eles deveriam vender uma fita com todos os desenhos", pede o webdesigner Gian Di Sarno, freqüentador do festival. A novidade dos diretores do Anima para este ano atende em parte às reclamações. Será gravada, com patrocínio da Petrobras, uma fita com os melhores momentos do Anima: O Melhor do Anima. "Vamos mostrar bastante coisa. Desde 96 não lançamos nada do tipo", disse Coelho. Não há previsão de lançamento da fita no mercado. Leia mais:
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