Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Hector Babenco faz ponta em drama norte-americano



O cineasta Hector Babenco faz uma ponta como ator no filme Before Night Falls, do americano Julian Schnabel, em competição na 57ª Mostra Internacional de Cinema de Veneza.

O que surpreenderá os brasileiros que conhecem Babenco será vê-lo na pele de Virgilio Piñera, um escritor homossexual cubano perseguido pelo regime de Fidel Castro.

A participação do diretor brasileiro é rápida e poderá até passar despercebida para quem não conhece muito bem sua fisionomia.

Ele atua por cerca de dez minutos em apenas duas sequências na primeira metade do filme, sempre participando de comissões julgadoras de concursos literários. Esses concursos atribuem prêmios ao verdadeiro protagonista do filme, o escritor Reinaldo Arenas (Javier Bardem, o ator espanhol de "Carne Trêmula").

Nas duas cenas, Babenco tem poucas falas e aparece, numa delas, abanando-se com um leque, mas sem deixar de lado os inconfundíveis óculos de aros pretos que usa na vida real e que se tornaram sua marca registrada nos últimos tempos.

Before Night Falls revela um registro muito diverso da Cuba de ritmos calientes retratada em Buena Vista Social Club, de Wim Wenders. O filme de Julian Schnabel mergulha num livro homônimo e autobiográfico de Arenas, escritor cubano de origem humilde que foi impiedosamente perseguido pela revolução castrista por seu homossexualismo, jogado na prisão entre estupradores e assassinos e, finalmente, exilado nos EUA.

O exílio americano não proporcionou alívio a um Arenas já debilitado, física e mentalmente, que terminou morrendo à míngua, em Nova York, em 1990. (Reuters)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.