Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Perseguições de Fidel em filme dividem opiniões em Veneza



As perseguições contra os homossexuais e os artistas durante o regime comunista de Fidel Castro dividiram o Festival de Veneza, com o filme Before night falls (Antes que anoiteça), do norte-americano Julian Schnabel, que rechaçou hoje toda definição de filme político.

"Não quis fazer política, esqueçamos Fidel Castro. Falemos dos artistas, porque é quase impossível fazer um filme sobre eles. Existe um lobby em Hollywood em favor da estupidez, para que sejam feitos filmes sem conteúdos e que se produza somente dinheiro", declarou durante uma entrevista à imprensa Schnabel, de 48 anos, pintor e escultor consagrado, cuja obra faz parte das seções permanentes de importantes museus dos Estados Unidos e Europa.

Before night falls (Antes que anoiteça), título da autobiografia de Arenas, que se suicidou em 1990 aos 47 anos, e que inspira o filme, foi apresentado esta segunda-vez pela primeira vez ao público dentro da seleção de 20 filmes em concurso pelo Leão de Ouro, que o recebeu com aplausos, embora não tenham faltado as críticas.

"Extraordinário" foi o qualificativo dado por alguns críticos cinematográficos, entre eles Vincenzo Mollica, enviado da RAI, a televisão estatal italiana, que o considera como um dos filmes favoritos ao cobiçado Leão de Ouro.

A história de Reinaldo Arenas, poeta e escritor cubano, expulso de seu país em 1980 por ser homossexual, depois de ter passado dois duros anos detido na prisão do Morro, e que se suicidou em 1990 nos Estados Unidos, aos 47 anos, após ter descoberto que estava doente de Aids, foi ilustrada com imagens muito poéticas pelo realizador norte-americano.

"Um dia, três anos depois de sua morte, vi um documentário sobre Reinaldo Arenas, e não consegui esquecer esse rosto, representava a vida, mantinha um extraordinário senso de humor, embora houvesse tido uma vida tão difícil", afirmou Schnabel. (AFP)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.