Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Documentários detalham a produção de clássicos do rock



Muito mais do que uma garagem, drogas, baixo, bateria e guitarra, a produção de um disco de rock pode ser um processo complexo. Os documentários da série Classic Albuns Collection, editada no Brasil pela st2 video e distribuída pela Trama, são a prova disso. Neles, as histórias de álbuns marcantes das carreiras de grandes nomes do pop internacional foram contadas detalhadamente. Por enquanto, estão disponíveis nas principais lojas e sites especializados os títulos dos discos The Joshua Tree, do U2, Who’s Next, do The Who, Catch a Fire, do The Wailers, Bat out of Hell, do Meat Loaf, e Aja, do Steely Dan. Os próximos lançamentos serão de álbuns de Jimi Hendrix, Stevie Wonder e Paul Simon, em 2001.

Com a duração de 60 minutos, os documentários não se restrigem à colagem de videoclipes. Cada etapa da produção foi analisada com os produtores da época e os integrantes das bandas. A música está presente como citação, pois a intenção foi a de rever a criação de discos que marcaram a vida de muitos adolescentes, contextualizando historicamente os períodos em que foram lançados. Não é uma abordagem cansativa, justamente porque o foco são as entrevistas realizadas atualmente.

No entanto, é preciso que o fã tenha um conhecimento prévio sobre o grupo, já que o documentário não se aprofunda na carreira da banda. No caso de Catch a Fire, dos Wailers (Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Livingstone e Aston Barret), muitas imagens de arquivos foram usadas, inclusive vídeos caseiros. O disco é o primeiro do grupo Wailers, lançado pela Island Records em 1973. A produção do álbum foi fundamental, pois o conjunto queria entrar no mercado internacional. Então, bases de guitarra e teclado foram acrescidas para que os fãs do rock, que não conheciam o reggae de raiz, se interessassem por essa música. Os vídeos caseiros amenizam o tom sério dos Wailers mostrado no documentário. Nesses momentos, especialmente, a maconha é muito consumida.

Embora tenha sido intencional tornar o som do grupo mais digerível para o mercado pop internacional, o ritmo jamaicano foi mantido com respeito. Por isso, o disco é um clássico. A produção de Joshua Tree, do U2, ocorreu num contexto semelhante ao dos Wailers. Lançado em 1987, o disco do bem-sucedido grupo irlândes marcou a conquista do mercado internacional, no caso, o norte-americano. U2 ficou em primeiro lugar na parada por nove semanas nos EUA. O álbum conquistou meio mundo porque, segundo Bono no documentário, ele estava impregnado da melhor característica irlandesa, a melancolia.

Já no caso do The Who, a ambição foi estética. Lançado em 1971, Who’s Next é, segundo a crítica especializada, o melhor do grupo formado por Pete Tonwshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon. Deveria ser um álbum conceitual, chamado Life House, mas o projeto tornou-se inviável. Felizmente, a genialidade de Tonwshend, que compôs as músicas, foi mantida na essência. (O Estado de S. Paulo)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.