Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Vencedor de Gramado "Pantaleón" é destaque no Festival do Rio



O destaque da programação do final de semana no Festival do Rio BR fica por conta da estréia no domingo do grande vencedor de Gramado, Pantaleón e as Visitadoras, de Franciso Lombardi. O filme entra em cartaz em grande circuito após o festival, mas a direção conseguiu mais uma sessão de apresentação durante o evento além das três já programadas. Muito esperado também, chega ao Brasil, no sábado, O Jantar, de Etore Scola, com Vittorio Gassman.

A produção do Rio BR recomenda que o público compre antecipadamente os ingressos. Dançando no Escuro, de Lars Von Trier, que teve somente uma apresentação,só não lotou na véspera porque há uma parcela dos ingressos reservada somente para venda no dia da sessão.

No sábado, o destaque é O Jantar, do diretor italiano Etore Scola, o mesmo de O Baile, de 1983.O filme, indicado ao prêmio Grand Prix das Américas, mantém a linha crítica contumaz de Scola, mostrando os vícios, virtudes, preocupações, desejos e humores que as pessoas deixam transparecer na hora em que estão jantando. "No momento mais relaxante e tranqüilo do dia", brinca o diretor. Durante uma noite, cada um retira a máscara usada durante o dia e muita coisa é revelada.

Pantaleón e as Visitadoras é a atração de domingo. O filme conseguiu encantar os jurados e a platéia do Festival de Gramado este ano e levou para o Peru sete kikitos: Prêmio da Crítica, Melhor Montagem, Melhor Roteiro - de Giovanna Pollarolo e Henrique Moncloa - Melhor Ator para Salvador Del Solar, Melhor Diretor e Melhor Filme Latino do júri oficial e do júri popular.

Baseado na obra de Mario Vargas Llosa, a história é centrada na figura de Pantaleón Pantoja, um militar de alta carreira que é encarregado de organizar o "serviço das visitadoras", que leva prostitutas para entreter os soldados isolados em campanha na Amazônia peruana. No entanto, chega ao acampamento uma mulher misteriosa e um jornalista corrupto, o que muda o rumo da história. O filme é a segunda adaptação que Lombardi faz de Vargas Llosa - a primeira foi La Ciudad y Los Perros. (O Estado de S. Paulo)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.