Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Diretor Iraniano consegue visto



Jafar Panahi, Leão de Ouro na última edição do Festival de Veneza por seu trabalho em O Círculo, finalmente poderá embarcar para São Paulo, onde é aguardado para participar da 24ª Mostra Internacional de Cinema. Segundo a assessoria de imprensa do evento, ele viaja hoje do Teerã com sua família.

Atualmente um dos mais importantes diretores de seu país, Panahi chegou a ser impedido de viajar já que o Itamaraty não liberava seu visto, que segundo boatos, seria por causa de questões relativas à ética diplomática. O diretor foi bastante perseguido por autoridades iranianas depois de retrata, em seu último filme, a situação das mulheres muçulmanas aprisionadas e sob desnecessário autoritarismo no Irã. O órgão brasileiro, no entanto, divulgou uma nota desmentindo e esclarecendo o atraso. O comunicado dizia que a rapidez da aprovação do visto depende do tipo de relação diplomática que o Brasil tem com os países.

Os outros diretores iranianos convidados a vir para São Paulo não tiveram, por enquanto, problemas. São eles Bahman Ghobadi (Tempo de Embebedar Cavalos) e Mauhmaud Behraznia (Close Up Kiarostami). O próprio Pahani já tinha conseguido vir a São Paulo em 1998, quando foi jurado da Mostra daquele ano.

As sessões de O Círculo na mostra estão marcadas para os dias 26, 27, 29 e 30. Jafar Panahi também vai participar de debates. (Agência Estado)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.