Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



"Fama para Todos!" ri da sede pelo sucesso



Uma das atrações de hoje da 24ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Fama para Todos! é um divertido raio-x da desmedida corrida pelo sucesso. A partir de história de adolescente aparentemente sem talento para o showbiz, o diretor belga Dominique Deruddere envolve o espectador com trama engenhosa e original.

O cineasta (do impactante Aconteceu na Suíte 16) prova que algumas pessoas só se sentem vivas ao colocarem o rosto na televisão. Mesmo que seja uma cara rechonchuda como a da protagonista Marva, uma eterna aspirante a celebridade - em uma performance inspirada da atriz Eva Van der Gucht.

Aos 17 anos, Marva é constantemente ridicularizada em concursos de novos talentos. Ela ataca de cantora pop, incluindo Madonna, mas nunca consegue boas notas dos jurados. Sua mãe se encarrega dos figurinos, o pai dos aplausos, mas o trio sempre volta para casa cabisbaixo.

E enquanto espera por um milagre, ou seja, um agente que a descubra, Marva se empanturra de comida, alargando ainda mais a cintura. Sua frustração é tanta que a menina não disfarça a inveja ao acompanhar pela televisão e pelas revistas de fofocas o sucesso-relâmpago de Debbie (Thekla Reuten), a nova sensação da música belga.

Resgate incomum - O pai de Marva (Josse De Pauw), o único que parece verdadeiramente acreditar no talento da garota, não mede esforços para ajudar a filha a realizar o sonho. Nem que para isso esse simples operário precise seqüestrar Debbie e exigir, no lugar da costumeira alta soma em dinheiro, uma chance para Marva na concorrida indústria fonográfica.

E o mais divertido é que o seqüestro acaba se revelando um negócio lucrativo para os dois lados. Marva consegue ser chamada para um teste. E de outro, o agente de Debbie (Victor Low) passa a comemorar o salto nas vendas dos discos da artista. Isso porque, com a notícia do rapto, os fãs correm às lojas atrás do último single da cantora.

A inventividade de Dominique Deruddere, também responsável pelo roteiro, não pára por aqui. Há muito mais surpresas e reviravoltas na trama ao longo de uma hora e meia de projeção.

O filme é entretenimento de primeira. E, de quebra, ainda convida o espectador a refletir sobre a ambição cega pelos tais 15 minutos de fama, a que Andy Warhol um dia se referiu.

Fama para Todos! Hoje, às 22h35, no Masp (Av. Paulista, 1578, tel. 251-5644) (Jornal da Tarde)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.