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Sutileza dá o tom a "Uma Relação Pornográfica"


Sergi Lopez e Nathalie
Baye, ela a melhor atriz
em Veneza (Divulgação)

O título pode iludir - Uma Relação Pornográfica parece indicar um hard core daqueles da pesada, com cenas de sexo explícito e tudo o mais.

Engano. O filme do belga Frédéric Fonteyne é extremamente delicado, romântico até, ao tratar de um affair passageiro vivido por Nathalye Baye e Sergi Lopez. Os personagens não têm nome. Mesmo porque desejam que sua relação seja anônima. Eles se conhecem por acaso e decidem realizar juntos uma certa fantasia sexual. Qual é essa fantasia? Não se sabe, pelo menos no começo da história.

Há algumas fontes identificáveis de Uma Relação Pornográfica. Ao construir os personagens de Nathalye e Lopez, Fonteyne certamente pensou nos amantes anônimos de O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci. Mas se Marlon Brando e Maria Schneider se amavam até o limite do desespero naquele filme terminal, Natalye e Lopez enfrentam a busca do prazer com muito menos sofrimento. Ou pelo menos com sofrimento mais depurado. Vivem sua trip existencial e sexual até o fim, mas não se pode dizer que ele simbolize um mal-estar extremo, como em Último Tango.

A fantasia oculta faz lembrar aquela caixinha famosa de A Bela da Tarde, de Luis Buñuel. Para quem não se recorda, a cena era a seguinte: Séverine (Catherine Deneuve), a prostituta diletante, atende a um cliente oriental, portador de uma misteriosa caixinha. Nunca se soube o que havia nela, apenas que produziu efeito devastador. Quando perguntavam a Buñuel o que havia lá dentro, ele costumava responder: "O que você quiser". Ou seja, vale a imaginação do freguês.

Quais são as duas lições desses grandes filmes? Com O Último Tango aprende-se que o paroxismo amoroso pode conduzir ao limite quando um casal se aplica ao sexo pelo sexo. Com A Bela da Tarde, que a imaginação é o mais poderoso dos afrodisíacos. Frédéric Fonteyne parece ter assimilado bem suas influências. Uma Relação Pornográfica deve aos seus antecessores sem imitá-lo. Usa conceitos anteriores em uma feitura original. Todo o romance entre Natalye e Lopez decorre entre a tentativa de permanecer no âmbito restrito do prazer e a impossibilidade de realizar esse desejo hedonista. Os laços humanos acabam sempre se ampliando, por mais que se planeje o contrário.

Um tipo de filme sensível como esse se desenvolve na base de insinuações e subentendidos. Nada é completamente explícito. Para isso era necessário um elenco capaz de administrar bem esse jogo cênico. Sergi Lopez e Natalye Baye preenchem perfeitamente o requisito. São atores que trabalham no plano das sutilezas - que é também o plano dos sentimentos e dos desejos humanos. (O Estado de S. Paulo)

 

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