Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Mix Brasil chega à 8ª edição


Tatuagens da body
artista Priscilla Davanzo

Fruto da primeira participação brasileira no Mix New York - Lesbian and Gay Experimental Film Festival, quando, em 93, o então curador André Fischer levou à Big Apple um programa de 93 vídeos, 12 deles nacionais, o Mix Brasil 2000, chega à 8.ª edição. A abertura, para convidados, com o filme A Família de Felix ("Drolê de Felix"), vencedor do prêmio especial do júri Teddy Bear de Berlim deste ano, realizada nesta quinta; a partir de amanhã (10) a mostra é aberta ao público.

A programação prossegue até o dia 19 em seis salas em São Paulo e depois percorre quatro cidades - Rio, Porto Alegre, Brasília e Recife - congregando 161 filmes, exposição fotográfica, lançamento do novo livro de "Del Lagrace Volcano" "Sublime Mutations", e shows musicais que serão realizados a partir do dia 17 no Centro Cultural Vergueiro. Há ainda as mostras internas, Body & Art, Lá em Casa e Trash-O-Rama.

"Claro, a ênfase do festival é a questão gay e lésbica, mas sempre procuramos a pluraridade e o não sectarismo", diz André Fischer, diretor-geral do Mix Brasil. Ainda que haja distorções, como o episódio trágico envolvendo skinheads e homossexuais, ele observa as mudanças na sociedade ocorridas desde que trouxe o evento ao País. "No início, alguns freqüentadores da mostra tinham vergonha de estar nas projeções e hoje já temos uma parada gay que reúne mais de 120 mil pessoas."

Segundo Fischer, os destaques do fim de semana ficam por conta de produções como Chill Out, do diretor alemão Andreas Struck, Escape To Life, do multimídia Wieland Speck, A Família de Felix, dos franceses Oliver Ducastel e Jacques Martineau, e o documentário Olympia II, da alemã Leni Riefenstahl, que estabelece um paralelo entre esporte e estética nazista. "Já estamos chamando o domingo de 'dia quente' pois a maioria dos filmes terá seus respectivos diretores presentes na sala de exibição."

Ainda na área documental, uma das produções nacionais é digna de nota, e porque não dizer, de espanto. Geotomia, de Marcelo Garcia, que estréia no domingo, às 17 horas, no Centro Cultural Vergueiro, dentro da mostra Body & Art, retrata o trabalho da body artista Priscilla Davanzo que está tatuando corpo inteiro com manchas de vaca. "Quero ser vaca e a transformação faz parte do meu projeto de pesquisa chamado "As Vacas Comem Duas Vezes a Mesma Comida" ", conta ela.

Serviço - Mix Brasil 2000 - 8.º Festival da Diversidade Sexual. Até 21/11. Amanhã (10), a partir das 10 horas, nos seguintes locais: Espaço Unibanco 1. Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000, tel. 3277-3611; MAM. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n.º, portão 3 do Parque do Ibirapuera, tel. 5549-9688; MIS. Av. Europa, 158, tel. 3062-9197; Cinusp. Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, tel. 3818-3540 (Agência Estado)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.