Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Park City se prepara para o Festival Sundance



As ruas da pitoresca Park City (Utah) vão ficar agitadas a partir desta quinta-feira, com a invasão de 20.000 pessoas atraídas pelo Festival Sundance, o grande encontro anual do cinema americano, que dá oportunidade a novos talentos e a filmes latino-americanos. Na edição deste ano, o Brasil participa com Eu, tu, eles, de Andrucha Waddington.

O Sundance comemora este ano a entrada no novo milênio com uma maratona de filmes intrigantes e provocadores, destinada a promover cineastas independentes chegados do mundo inteiro.

Durante o festival, que durará até o próximo dia 28, serão exibidos 115 longas-metragens e 65 curtas-metragens em Park City, e nas cidades vizinhas de Salt Lake City e Ogden.

"O festival sempre se dedicou a incentivar os artistas emergentes", declarou R.J, Millard, porta-voz do festival. "Este anos vimos um aumento de filmes feitos por afro-americanos, incluindo The Legacy of Cotton e Marcus Garvey: Look for me in the Whirlwind", precisou Millard.

A maratona começa na noite desta quinta-feira com My First Mister, a esperada obra-prima da atriz Christine Lahti (da série "Chicago Hope"), uma história de amor com humor e intriga.

Outros títulos destacados são Rocks at Whiskey Trench, apresentado no Native Forum, a categoria reservada aos cineastas indígenas, e Angels of the Universe, um filme do islandês Fridrik Thor Fridriksson descrita como uma obscura visão da loucura.

Um filme pouco convencional que também se adapta perfeitamente ao Sundance é Green Dragon, a história de refugiados vietnamitas em campos americanos durante os anos 70, protagonizada por Patrick Swayze (de "Dirty Dancing-Ritmo Quente" e "A cidade da esperança").

O porta-voz do festival indicou que as novas tecnologias estão ajudando os cineastas independentes a fazer coisas que antes eram impraticáveis.

"Com o advento da internet e o preço cada vez mais barato dos programas e todas essas coisas, os cineastas independentes podem agora incluir em seus projetos animação, efeitos especiais e gráficos", explicou.

Este ano o Sundance terá dois projetos na internet, acessíveis em seu site oficial (www.sundance.org). Um é uma página onde os cineastas poderão promover e divulgar seu trabalho. Mas, pela primeira vez, o festival mostrará também 22 projetos rodados especialmente para serem vistos na internet, e que foram selecionados entre mais de 300 candidatos.

O Sundance é o maior evento do Instituto Sundance, criado em 1981 pelo ator Robert Redford, que reuniu um grupo de amigos e profissionais da indústria para encontrar a maneira de realçar a vitalidade artística do cinema independente americano.

Hoje, além de um festival bem sucedido e considerado, que passou das 15.750 entradas na primeira edição em 1985 para cerca de 139.000 no ano passado, o Sundance também é um importante mercado para uma indústria ávida por inspiração e novos talentos.

A lista de filmes descobertos no Sundance é longa, e inclui Sexo, mentiras e videoteipes, de Steven Soderbergh, Cães de aluguel, de Quentin Tarantino, e El Mariachi, de Robert Rodríguez.

Além da competição oficial, o festival concede também um prêmio do público, outro ao melhor diretor escolhido pelo conjunto de cineastas e um para o filme latino-americano mais destacado.

Este ano, além do filme brasileiro, concorrem o colombiano-francês La virgen de los sicarios, do francês Barbet Schroeder, o argentino Fuckland, de José Luis Marques, o chileno Te amo (Made in Chile), de Sergio Castilla, e o mexicano Sin rastro, de María Navarro.

O festival incluirá também um tributo especial a Julianne Moore, uma das poucas atrizes cuja carreira evolui com sucesso tanto no cinema comercial, quanto nos filmes de arte.

Depois dos recentes Cookie's Fortune, de Robert Altman, e Fim de caso, de Neil Jordan, Moore estreará em breve com Hannibal, a esperada continuação de O silêncio dos inocentes. (AFP)

 

Copyright © 1996-2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.