Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Dezesseis filmes de nove países competem no Festival de Cartagena



Dezesseis filmes de nove países da América e Europa foram selecionados para a competição pelos prêmios India Catalina distribuídos pelo Festival Internacional de Cinema da cidade colombiana de Cartagena, que no próximo 2 de março abrirá sua 41ª edição.

Os filmes escolhidos vêem da Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, México, Perú, Uruguai e Venezuela. eles entrarão na competição oficial pelas estatuetas India Catalina junto a produções colombianas que são independentes da seleção.

Estarão presentes na disputa Nueces para el amor, de Alberto Lecchi e Las aventuras de Dios, de Eliseo Subiela, pela Argentina; Eu, Tu, Eles de Andrucha Waddington e O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, pelo Brasil, além de Coronación, de Silvio Caiozzi, e Mi famosa desconocida, de Edgardo Viereck, pelo Chile.

Os cubanos Lista de espera, de Juan Carlos Tabío, e Un paraíso bajo las estrellas, de Gerardo Chijona; os espanhóis Yoyes, de Helena Taberna, e Erase otra vez, de Juan Pinzás, junto aos mexicanos Piedras verdes, de Angel Flores, e La ley de Herodes, de Luis Estrada, também entraram na competição oficial.

À esta lista se completa o filme peruano Tinta roja, de Francisco Lombardi; o uruguaio La memoria de Blas Cuadra, de Luis Nieto, e os venezoelanos Manuela Sáenz, de Diego Risquez, e Oro diablo, de José R. Novoa.

A presença da Colombia na competição oficial será decidida por um júri local que escolherá entre os filmes La toma de la embajada, de Ciro Durán; Desasosiego, de Guillermo Alvarez; La Virgen de los sicarios, dirigida pelo francês Barbet Schroeder; Bogotá año 2016, de Alejandro Basile, e Juana tenía el pelo de oro, de Luis Fernando Bottía.

Cerca de meia centena de filmes de treze países foram incritos para esta edição do festival cartageno, considerado o de mais longa trajetória na América e cuja 41ª edição será concluída dia 9 de março, com a proclamação dos premiados.

Na mostra internacional aparecem produções dos Estados Unidos, Itália e França, que por não pertencer à área ibérica e latino-americana não entram na competição oficial. (Agência Efe)

 

Copyright © 1996-2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.