Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Festival de Brasília apresenta 75 obras de vários países



No período de 26 de abril a 6 de maio, o Cine Academia realiza a terceira edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília - FICBrasília. Este ano, o evento vai exibir 75 obras de vários países, sendo 66 longas-metragens, seis curtas e três vídeos, quase todos em sua primeira exibição no Brasil.

Duas produções brasileiras abrem o festival no dia 26 de abril, às 21h, no Americel Hall: O Branco, curta-metragem de Ângela Pires e Liliana Sulzbach, e o longa-metragem Memórias Póstumas, de André Klotzel, ambos representantes do Brasil na última edição do Festival de Berlim.

O 3º FICBrasília contará com cinco mostras simultâneas, com exibições nas salas do Cine Academia e no Americel Hall
(auditório com 2 mil lugares), todas localizadas na Academia de Tênis Resort: Mostra Competitiva de Novos Diretores, Spazio Italia, Mostra Tsukamoto, Panorama Brasil e Sessão Preview.

O júri presidido por Stuart Alson, fundador e diretor do New York International Independent Film & Vídeo Festival, vai premiar com o Troféu Buriti o melhor filme da Mostra Competitiva de Novos Diretores, que reúne 10 longas-metragens produzidos por jovens realizadores entre 1999 e 2001, todos totalmente inéditos no Brasil. Compõem o júri Marcelo Mendes, presidente do Grupo Estação; Daniele Mazzocca , produtor italiano, sócio proprietário da Orisa Produções, e o jornalista Carlos Marcelo, editor de cultura do jornal Correio Braziliense.

Filmes da Mostra Competitiva:
· Animais Atravessando A Estrada, de Isabella Sandri, (Itália)
· Antes da Tempestade (Before the Storm), de Reza Parsa (Suécia)
· Everything Put Together, de Sean Furst (EUA)
· Fuckland, de José Luis Marqués (Argentina)
· Gigantic (Absolute Gigantic), de Sebastian Schipper (Alemanha)
· Moscou (Moskwa), de Alexander Zeldovich (Rússia)
· A Packing Suburbia, de Stephen Szklarski (EUA)
· Plácido Rizzotto, de Pasquale Scimeca (Itália)
· Sonho de Domingo (Sunday's Dream), de Yoichiro Takahashi (Japão)
· Wild Blue, de Thierry Knauff (Bélgica)

Dividida em quatro módulos, Spazio Italia vai expor vasto painel de uma das mais influentes cinematografias do mundo. Na Mostra Gassman, o 3º FICBrasília presta justa homenagem ao célebre ator italiano Vitório Gassman, morto no ano passado. São oito longas, entre eles, Aquele que sabe Viver e Perfume de Mulher, de Dino Risi; Arroz Amargo, de Giuseppe de Santis e Os Eternos Desconhecidos, de Mario Moniceli, além do curta-metragem La Voce a te Dovuta, dirigido pelo seu filho Jacopo Gassman. Com seis longas-metragens, a Officina Italia dá uma pequena amostra da nova geração de diretores italianos. Kortitaliani vai exibir cinco curtas-metragens recentes e inéditos.

O Panorama Brasil exibirá sete recentes produções nacionais em longa-metragem, incluindo os inéditos Adágio ao Sol, de Xavier de Oliveira, e O Casamento de Louise, de Betse de Paula.

Com 51 filmes, a Sessão Preview traz produções recentes e inéditas no circuito comercial brasileiro, entre elas: I´m a Sadomasochist Writer(Japão), de Ryuichi Hiroki; Fast Food, Fast Women (EUA), de Amos Kolek;
England! (Alemanha/ Itália), de Achim Von Borries.
(Redação Terra)

 

Copyright © 1996-2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.