Não está em competição, ainda nem está finalizado, mas a adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis conseguiu espalhar mágica no Festival de Cinema de Cannes. A primeira parte da trilogia de 300 milhões de dólares deve chegar aos cinemas no Natal deste ano. Os produtores estão usando Cannes para dar ao mundo a chance de espiar a megaprodução.
Um trecho de 20 minutos foi exibido para um grupo seleto de compradores e jornalistas na noite de quinta-feira e, a julgar pelas reações iniciais, o clássico de JRR Tolkien deve virar sucesso imediato.
No elenco estão nomes de peso do cinema, como Ian McKellen, Cate Blanchett, Ian Holm, Christopher Lee, Sean Bean e Liv Tyler.
O filme foi produzido em segredo absoluto na Nova Zelândia e as filmagens terminaram no Natal passado. O diretor Peter Jackson está agora ocupado acrescentando os milhares de efeitos especiais necessários para trazer à vida o mundo maravilhoso de Tolkien, repleto de hobbitts, trolls, elfos, anões, monstros e feiticeiros.
Se Jackson estava preocupado em receber críticas negativas, ele se enganou. No fim da exibição, a audiência explodiu em aplausos entusiasmados.
Os produtores do projeto estão planejando um número de eventos no festival de Cannes para promover seu filme e até mesmo reconstruir alguns dos cenários num castelo perto da Riviera francesa aberto aos visitantes.
A trilogia dos anéis, que narra a luta entre o bem e o mal pela possessão de um anel mágico, foi filmada em sequência e deve ser lançada, uma a uma, nos próximos três anos.
A Irmandade do Anel abre o ciclo.
Peter Jackson sabe que são grandes as expectativas em torno do lançamento dos três filmes.
Quando o site oficial do filme (www.lordoftherings.net) foi inaugurado, no início do ano, 350 milhões de acessos foram registrados em três meses.
Ele também sabe que vai enfrentar uma dura batalha nas bilheterias deste ano, já que vai lançar seu filme na mesma época de outro grande sucesso, Harry Potter e a Pedra Filosofal.
No entanto, a exibição de Cannes deu a entender que A Irmandade do Anel vai atrair não só as crianças, mas também espectadores mais velhos.
"Eu não acho que este seja um filme para crianças. Um dos grandes monstros é realmente aterrorizante", disse um dos espectadores.