La stanza del figlio (O quarto do filho) do italiano Nanni Moretti ganhou neste domingo a Palma de Ouro, no 54o Festival de Cinema de Cannes.
Em La stanza del figlio, Moretti abandona o tom autobiográfico de seus filmes anteriores Caro Diario e Aprile para descrever a dor e o desajuste produzidos pela morte de um filho. O próprio Moretti e a atriz Laura Morante encarnam os principais personagens.
Com uma narrativa linear e clássica, Moretti instala o espectador na vida feliz de uma família comum de classe média em uma cidade do norte da Itália. O pai é psicanalista, a mãe trabalha em uma editora, os dois filhos adolescentes - um rapaz e uma menina - estudam e praticam esportes. A vida transcorre sem sobressaltos. Até a morte acidental do filho.
O diretor italiano descreve com austeridade e com um imenso pudor a dor indescritível, a impossibilidade da aceitação da morte, o sofrimento interior de cada um, a crise na qual o luto do filho afunda o casal e o lento emergir até a resignação, para a vida que continua.
O filme já tinha recebido três David de Donatello, os prêmios cinematográficos italianos.