Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Anima Mundi começa dia 13 de julho

Sexta, 06 de julho de 2001, 18h49

Ás vésperas de completar 10 anos de existência, o Anima Mundi 2001 - 9º Festival Internacional de Animação do Brasil, acontece no Rio de Janeiro dos dias 13 a 22 de julho e em São Paulo dos dias 25 a 29 de julho no MIS- Museu da Imagem e do Som, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Fiesp, Auditório do Centro Brasileiro Britânico e Espaço Unibanco de Cinema.

Nestes espaços, o ANIMA promete levar um grande número de pessoas de todas as idades a circular em busca dos seus filmes prediletos, dos Papos Animados, dos Ciclos de Palestras e das Oficinas de Animação gratuitas (os Estúdios Abertos). Só no ano passado passaram pelo ANIMA MUNDI do Rio e de São Paulo mais de 45 mil pessoas.

Desta vez, o Anima recebeu 638 inscrições e foram escolhidos 361 filmes – entre 67 convidados e 294 selecionados em salas de cinema e vídeo destes centros culturais. Em relação ao ano passado houve um aumento significante de trabalhos inscritos, uma vez que foram 422 inscrições e 269 trabalhos selecionados. O número de países também aumentou. Participam pela primeira vez do festival a Arábia Saudita, China, Índia, Taiwan, Venezuela e Hong Kong.

Esse ano, consolidou a qualidade da animação brasileira apresentada por 69 filmes selecionados entre 121 inscritos, sendo pelo segundo ano sua maior representação no Festival. Segundo os organizadores do Anima Mundi, Aída Queiroz, Léa Zagury, Marcos Magalhães e César Coelho, os critérios do festival se tornaram bem mais rigorosos em função do excelente nível apresentado pelos animadores brasileiros. A organização acredita que este salto qualitativo se deve a exigência do mercado que acabou sendo mais veloz do que a própria formação acadêmica no Brasil. Com a falta desta formação específica para animação, o Anima Mundi se torna o grande catalisador para a profissionalização destes animadores.

O momento é de revitalização da animação, seu reconhecimento como ferramenta eficiente de comunicação. As aberturas de novelas, spots promocionais e vinhetas que estão sendo vistas no ar comprovam este bom momento. Fica a pergunta: onde e como aprendem estes animadores tão competentes e com grande diversidade de estilo? Poderá ser o fim da saga mambembe?

O 9º Anima Mundi pela primeira vez concentra um grande número de mulheres que se destacam no mercado de animação. Do staff de animadores da PDI onde trabalhou nos filmes "Formiguinha" e "Shrek" traz Lúcia Modesto – apenas no Rio de Janeiro - que apresentará os bastidores e os desafios da produção deste último longa de animação em computação gráfica produzido pela Dreamworks; a premiadíssima diretora de filmes Michaela Pavlatova, já conhecida do público carioca, incluindo uma indicação ao Oscar com o filme "Reci, Reci, Reci"; Cintya Wells, animadora da Disney que faz todas as suas produções na própria casa; e a americana Caroline Life que faz produção autoral, inovou com técnicas de areia e tinta sobre vidro. Após realizar mais de 20 filmes, a maioria no National Film Board of Canadá, e ganhar muitos prêmios, hoje ela transmite seus conhecimentos dando aula na Universidade de Harvard. Caroline criou um desenho especialmente para programação visual do Anima 2001.

Uma novidade deste Anima é que pela primeira vez haverá um júri oficial além do júri popular que será formado por profissionais especializados. A apuração será feita da mesma forma do júri popular, a cédula que vai ser diferente.

Sucesso de todos os ANIMAS, o Estúdio Aberto, oficinas gratuitas para o público, trará uma grande novidade: animação para WEB. No lugar da oficina de computação gráfica o festival conta esse ano com a oficina de Flash, programa padrão para animação para a Internet. Os participantes poderão mandar sua animação via e-mail para qualquer pessoa.

Desde 2000, há o ANIMA WEB, concurso pela Internet. Os 20 trabalhos selecionados já estão no ar para serem votados. Este ano concorrem trabalhos da Austrália, África do Sul, Inglaterra, Itália, EUA e Estônia.

Todos os anos uma temática se destaca. Esta vez, o tema sexo foi tão abordado que ganhou até uma sessão especial que se chamará "ERÓTICA". Temas como denúncias de abuso sexual, homossexualismo, crise conjugal, relação sexual entre animais e pornografia foram muito utilizados.

ANIMA MUNDI 2001 / São Paulo

Locais: Museu da Imagem e do Som – MIS

Av. Jardim Europa, 158 - Jardins

Horário de funcionamento: 14h às 22h

Informações: (11) 3062.9197

Data: 25 a 29 de julho

Centro Cultural da FIESP

Av. Paulista, 1313 – (Metrô Trianon / Masp)

Horário de funcionamento:13h30 às 23h

Informações: (11) 284.3639 (12h/18h)

Data: 25 a 29 de julho

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Alvarez Penteado, 112

Horário de funcionamento: 12 às 18h30

Informações: (11) 3113 3652 / 3113 3653

Data: 25 a 29 de julho (festival)

25 de julho a 2 de setembro ( exposição Raoul Servais)

Auditório do Centro Brasileiro Britânico

Rua Ferreira de Araújo, 741 - Pinheiros

Horário de funcionamento: 14h às 21h

Informações: (11) 3038.6930

Data: 25 a 29 de julho

Espaço Unibanco de Cinema

Rua Augusta, 1475

Horário de funcionamento: 14h30 às 21h

Informações: (11) 288.6780

Data: 25 a 29 de julho

Redação Terra

mais notícias
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved