John Standing, Matthew Delamere, Vivian Wu, Annie Shizuka Inoh, Barbara Sarafian, Kirina Mano, Toni Collette, Amanda Plummer
site oficial
não tem
Resenha
Divulgação
Peter Greenaway homenageia Fellini em Oito Mulheres e Meia
Oito Mulheres e Meia é uma comédia de humor negro, que traça um pequeno panorama de fantasias sexuais masculinas ao longo do tempo, seus caminhos e conseqüências. É uma elaboração sobre o tema de oito arquétipos da fantasia sexual masculina.
Philip Emmenthal é um rico homem de negócios que vive em Genebra e herda oito Pachinko Parlours e meia, casas de apostas que podem ser encontradas em todas as principais ruas de toda cidade japonesa de Kyoto.
Seu filho Storey vive no Japão é fascinado por terremotos. Quando a amada esposa de seu pai morre, ele tenta fervorosamente distrair o desgosto do pai e apresenta-lhe ao esplendor, excitação, especialmente das mulheres na obra-prima de Fellini Oito e Meio, que nele despertam um novo desejo pelas mulheres.
Juntos, pai e filho começam a imaginar as possibilidades de inventar um bordel próprio na sua grande casa da família, em Genebra. Eles recrutam Simato - uma mulher japonesa viciada em Pachinko, profundamente endividada devido aos seus hábitos de jogo, Mio - uma japonesa entusiasta de Kabuki e profundamente impressionada por personalidades que mostram-se ora como machos, ora como fêmeas; e Kito - uma mulher de negócios japonesa que apaixona-se por Storey.
Porém, as fantasias do final do século XX, bem organizadas, vacilam num harém particular. A fantasia sexual masculina está supervalorizada, reverenciada. As mulheres exaurem o paraíso sexual e os homens sentem-se confusos, cansados, entediados e eventualmente manipulados. O bordel entra em colapso. Philip tenta uma última fantasia, e consegue realizá-la num só ato. Seu filho, deixado com uma casa esvaziada de desejo sexual, sofre dramaticamente um terremoto que ele sempre soube que o derrotaria no final. As mulheres escaparam vitoriosamente, mas os homens também vitoriosamente encontraram uma certa felicidade pessoal.
Segundo o próprio Greenaway, o filme é obviamente uma modesta homenagem a Fellini que inventou e criou tantas mulheres cinematograficamente memoráveis em tantos filmes, e mais particularmente em sua celebrada obra do cinema, o reflexivo Oito e Meio, que possui sua própria famosa seqüência da fantasia masculina girando em torno de Mastroianni, uma vez tido como o alter ego de Fellini.