Philippe Noiret, Vittorio Caprioli, Yvonne Clech, Hubert Deschamps, Jacques Dufilho, Annie Fratellini, Carla Marlier
site oficial
não tem
Resenha
Divulgação
Zazie no Metrô, de Louis Malle, traz uma divertida comédia parisiense
Zazie (Catherine Demongeot) é uma garota de 15 anos que mora no interior. Independente, desembarca em Paris pela primeira vez. Lá, ela fica hospedada na casa de seu tio Gabriel (Philippe Noiret), sujeito nada convencional para os padrões.
A pequena Zazie tem uma idéia fixa: andar de metrô. Mas, para sua frustração, o metrô entra em greve e seu sonho tem que ser adiado. O jeito é se contentar com o táxi de Charles (Antoine Roblot), um amigo de seu tio.
Depois de uma primeira noite no apartamento de Gabriel, Zazie dá uma escapada e descobre o Mercado das Pulgas, a Torre Eiffel, entre outros pontos marcantes da cidade.
A transposição do romance de Queneau para o cinema parecia impossível, mas, no entanto, Malle alcança êxito total, encontrando o equivalente visual para a explosão das palavras. Ele realiza, desta forma, "um tipo de balé burlesco, de comédia completamente louca, absurda, que busca, de certo modo, reencontrar a tradição da comédia no cinema mudo americano da belle-époque, insistindo muito numa realidade que se degrada", segundo o próprio Malle.
Zazie é um filme muito engraçado que, beirando o pesadelo, traduz a loucura do mundo, Zazie, através de tipos muito parisienses.