Para Woody Allen, Veneza significa cinema, música e casamento. A mágica cidade dos canais já serviu de pano de fundo perfeito para suas fantasias na tela e para o romance mais polêmico de sua vida. Agora o cineasta norte-americano está rendendo homenagem à cidade de que tanto gosta. Seu filme mais recente, The Curse of the Jade Scorpion, terá sua estréia européia no Festival de Cinema de Veneza.
Apesar dos Oscars, do reconhecimento da crítica e do status de cult de que desfruta entre cinéfilos, Woody Allen não hesita em dizer qual é seu maior amor.
Quando o jornal italiano Corriere della Sera lhe perguntou o que prefere -- ser ator, roteirista, diretor ou músico -, Allen respondeu: "Músico, mas um músico que toca em pequenos clubes de jazz ou sozinho. Não faço shows. Subo ao palco e toco com meus amigos da banda, todos eles músicos melhores do que eu".
The Curse Of The Jade Scorpion é o 35º filme de Woody Allen como diretor ou roteirista e é estrelado por Dan Aykroyd, Helen Hunt e Charlize Theron.
Conta a história de um investigador de seguros, na Nova York de 1940, que ganha acesso à mente de criminosos através do poder hipnótico do Escorpião de Jade.
Veneza foi uma das locações do primeiro musical de Woody Allen, Todos Dizem Eu Te Amo, estrelado por Julia Roberts e Alan Alda.
A cidade também foi palco de seu casamento na vida real, em 1997, com Soon-Yi Previn, após um namoro que levou seu nome às manchetes internacionais por meses a fio.
Seu nome foi fortemente prejudicado após um rompimento conturbado com sua antiga mulher, Mia Farrow, em 1992. Depois de descobrir seu namoro com sua filha adotiva, Soon-Yi, Farrow acusou Allen de molestar outra filha que eles tinham adotado juntos.
Ele foi julgado e inocentado, mas perdeu a briga pela guarda dos filhos.