Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Bálcãs e Velho Oeste se unem em Veneza

Terça, 28 de agosto de 2001, 16h07

O Festival de Cinema de Veneza terá na quarta-feira uma abertura bizarra e inusitada com Dust, um faroeste esquisito que tem como cenário os Bálcãs.

O filme conta a história de dois irmãos de Oklahoma nos idos de 1900, que se apaixonam pela mesma mulher e terminam como caçadores de recompensas na Macedônia.

O diretor macedônio Milcho Manchevski - vencedor do Leão de Ouro de 1994 com o drama Antes da Chuva - descreveu Dust (poeira) como um "filme cubista" sobre memória e tempo, porque reúne várias histórias e mistura o passado com o presente.

Partes do filme, estrelado por Joseph Fiennes, foram filmadas na Nova York contemporânea, enquanto outras se passam em Oklahoma no início do século passado.

"Inspirei-me para fazer esse filme quando percebi que há elementos na iconografia da revolução macedônia do começo do anos 1900 visualmente similares ao Velho Oeste ou à Revolução Mexicana", escreveu Manchevski no jornal italiano Corriere della Sera.

Ele disse ter lido cerca de 160 livros para preparar o filme, incluindo The Confessions of a Macedonian Bandit (confissões de um bandido macedônio), escrito por um aventureiro norte-americano que combateu turcos e gregos nas montanhas da Macedônia em 1905.

Reuters

mais notícias
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved