Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

"Não somos contra Hollywood", jura diretor do Festival de Veneza

Quarta, 29 de agosto de 2001, 18h10

O diretor do Festival de Filmes de Veneza, Alberto Barbera, esforçou-se nesta quarta-feira para deixar claro que o mais antigo festival de cinema do mundo não era contrário a Hollywood. Em declarações dadas pouco antes da inauguração oficial do festival deste ano, Barbera disse: "Fomos acusados de muitas coisas, especialmente de sermos contrários aos EUA e de organizarmos mostras sóbrias e tristes. As duas acusações estão erradas".

Leia também:

  • Festival de Veneza atrai grande público
  • Para Woody Allen, Veneza é a magia do cinema
  • Bálcãs e Velho Oeste se unem em Veneza

    Em uma entrevista concedida na terça-feira, o diretor afirmou que o festival estava ansioso para encabeçar a luta contra o "imperialismo de Hollywood". No entanto, em uma entrevista coletiva concedida na quarta-feira, Barbera esclareceu que os filmes e a participação norte-americana ainda eram indispensáveis.

    "Neste ano, temos 12 filmes de Hollywood, tornando a indústria norte-americana a maior presença do festival", disse o diretor sobre a mostra de Veneza, que se orgulha de oferecer uma mistura feita de filmes inovadores e produções caras e lucrativas.

    Barbera contou que havia visitado os EUA antes do festival e que os grandes estúdios de Hollywood tinham lhe mostrado suas produções antes de se decidirem sobre a estratégia de marketing delas. "Talvez a relação entre o festival e os grandes de Hollywood nunca tenha sido tão boa como hoje", afirmou o diretor no começo dos 12 dias da mostra, que atraiu filmes de todo o mundo.

    Na entrevista de terça-feira, Barbera havia observado que vários países tentavam incentivar uma indústria do cinema própria a fim de "reagir contra o imperialismo de Hollywood".

    "A França é um bom exemplo. Na última temporada, os filmes franceses receberam mais atenção do público que os filmes norte-americanos", explicou.

    Reuters

  • mais notícias
     
    Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
    Todos os direitos reservados. All rights reserved