Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
 

Herzog luta contra nazismo num filme entre mito e lenda

Segunda, 03 de setembro de 2001, 17h42

Novo filme de Herzog, baseado em história verdadeira, foi recebido com aplausos em Veneza
Com um personagem entre o mito e a lenda da tradição hebraica, o bom gigante Zishe, o cineasta alemão Werner Herzog narra a chegada ao poder do nazismo na Europa em seu último filme apresentado esta segunda-feira em Veneza.
Zishe, que vive na Polônia em uma aldeia perdida, goza de uma força física extraordinária, e é o protagonista de The invencible, que concorre na seção Cinema do Presente pelo Leão do Ano, novo prêmio criado nesta edição da mostra.

Baseado em uma história verdadeira, o bom gigante, forte e ingênuo, descobre em Berlim, no começo dos anos 30, a violência e a arrogância do nazismo que está se impondo.
Convertido em um dos números de um espetáculo de ocultismo, Zishe trabalha para o mágico Hanussen (Tim Roth), despreconceituoso proprietário de um local, que atrai dirigentes e fanáticos do partido de Hitler, esperando assim se tornar ministro do oculto.

O filme, cujo protagonista acaba por se rebelar, intuindo os horrores que estão para assolar o velho continente, está cheio de imagens surrealistas, típicas do autor de "Fitzcarraldo" e "Aguirre, a cólera de Deus".
Escrito e dirigido por Herzog, conhecido por seus métodos excessivos e exigentes de trabalho, o seu último filme foi recebido com aplausos e constitui uma das maiores novidades de Veneza.

AFP

mais notícias
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved