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David Mamet apresenta Heist em Veneza

Quarta, 05 de setembro de 2001, 12h26

Gene Hackman é um velho ladrão de jóias em "Heist"
David Mamet, que está em Veneza para apresentar seu último filme, Heist, estrelado por Gene Hackman, não gosta do estilo hollywoodiano leve ou cômico.

"Gosto do 'noir' porque é violento e irônico, não como os policiais, que são violentos e sentimentais", disse o dramaturgo, escritor e roteirista norte-americano.

Heist, que está sendo exibido fora da competição em Veneza, conta a história de um velho ladrão de jóias (Hackman) que está prestes a abandonar sua atividade, mas decide dar um último golpe, roubando barras de ouro de um avião.

"É o amor pelo ouro que faz o mundo girar", diz o personagem de Hackman, Joe, que, no final, tem que escolher entre sua mulher e as barras douradas. Ele opta pelo ouro.

Para Mamet, que vê os filmes A Morte Passou por Perto e O Grande Golpe, de Stanley Kubrick, como importantes influências "noir", a escolha faz sentido.

"A idéia de que o crime não compensa surgiu nos filmes antigos a partir dos anos 1930. Hoje, porém, estamos nos dando conta de que ele compensa, sim, e como! Meu herói acaba por escolher o ouro, mesmo perdendo outra coisa", disse o diretor de 53 anos ao jornal Il Gazzetino, de Veneza, na terça-feira.

Apesar de ser autor dos roteiros de grandes sucessos de Hollywood como Mera Coincidência e Hannibal, Mamet se sente à vontade em Veneza, que se orgulha de seu estilo artístico, distante do comercial hollywoodiano.

Os filmes concebidos e escritos por Mamet raramente se encaixam em qualquer molde pronto de Hollywood. Os diálogos são tão intensos e inteligentes quanto os de suas peças de teatro, e os personagens se envolvem em tramas complexas, como a de A Trapaça, de 1997.

Antigo roteirista do seriado policial Hill Street Blues e autor premiado com o Pulitzer de O Sucesso a Qualquer Preço, David Mamet toma especial cuidado com o ritmo da linguagem usada em suas obras. Sabe-se que já houve casos em que usou um metrônomo nos ensaios para ajudar os atores a acertar o ritmo.

Reuters

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