Veja também:
» Lista com os premiados em VenezaUm filme alegre sobre o casamento "arranjado" da cineasta indiana Mira Nair foi premiado este sábado com o Leão de Ouro da 58ª edição da Mostra de Veneza.
Monsoon Wedding, uma espécie de autobiografia da cineasta, e também autora de Salaam Bombay (1988), rompeu as regras do cinema exótico, pobre e triste da Índia, para narrar com humor um casamento "arranjado" entre os representantes da classe média de seu país, ambiciosa, mas muito apegada às tradições.
"A Índia de hoje, em particular a comunidade do Punjab, é uma sociedade em movimento, cheia de misturas", afirmou a diretora, de 44 anos, que estudou nas Universidades de Nova Délhi e Harvard (EUA).
Ambientado em Nova Délhi, o filme descreve a preparação do suntuoso casamento, do qual participam parentes de várias partes do mundo, desde Austrália até a tecnológica Silicon Valley.
As cinco histórias que se cruzam no filme, embaladas por muita música, bailes e calor humano, seguem um estilo chamado na Índia de "Bollywood", mistura de Bombaim com Hollywood, e representam várias visões de uma sociedade globalizada.
A história, que tem um final feliz, apesar de se tratar do encontro de um empresário bem sucedido com uma empregada doméstica, mostra também os rancores não-revelados que existem entre pessoas de uma mesma família.
Protagonizado por um dos atores mais legendários do país, Naseeruddin Shah, o filme termina com uma tempestade que leva embora todas as amarguras e diferenças entre as pessoas.
A cineasta, que dedicou o prêmio à sua família, "porque me ensinou o que é o amor", acaba de rodar Hysterical Blindness, nos EUA. Um filme sobre a necessidade universal do homem de encontrar seu grande amor.