O diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf e sua filha Samira Makhmalbaf, também cineasta, estão na fronteira do Paquistão com o Afeganistão rodando um documentário sobre o drama dos refugiados afegãos, que fogem do país temerosos dos ataques dos Estados Unidos contra o regime Taliban. A informação foi fornecida pelo organizador da Mostra BR de Cinema -- Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Leon Kakoff, que havia convidado o cineasta para participar do evento, do próximo dia 19 a 1 de novembro.
Makhmalbaf, aliás, participou este ano do Festival de Cannes com um filme que mostra o drama da população afegã. O Caminho para Kandahar, que ganha ainda mais dramaticidade nos dias atuais, conta o a história de uma jornalista afegã, que vive no Canadá, e regressa clandestina ao seu país para buscar a irmã que está prestes a se suicidar.
No passado, fugindo da opressão do regime Taliban, a jornalista conseguiu sair do país, mas sem conseguir levar a irmã, que pisou numa mina e perdeu as duas pernas. Em depressão profunda, a moça desiste de viver e relata sua decisão em carta que consegue fazer chegar à irmã. A jornalista luta contra o tempo e atravessa o país, com a esperança de encontrar a irmã viva. Para isso, se disfarça com os mesmos trajes que os talibãs impõem às mulheres e compra a colaboração de guias para tentar conseguir chegar à aldeia onde vive sua família.
O drama, rodado no Irã, foi premiado este ano pela Unesco e será um dos destaques da Mostra de São Paulo.
Veja também:
Divulgados os filmes da 25ª Mostra Internacional de Cinema de SP
25ª Mostra de SP: Competição - Novos Diretores
25ª Mostra de SP: Filmes da Perspectiva Internacional
25ª Mostra de SP: Filmes Brasileiros